Morre Orestinho Prata Tibery Júnior, referência do zebu

No sábado, 25, foi dia de tristeza e silêncio entre os criadores de gado zebu. Morreram em acidente aéreo a 193 km de Campo Grande (MS), Orestes Prata Tibery Júnior e sua sua esposa Elen Martins Prata Tibery. No acidente, faleceu também o piloto, que não tinha sido ainda identificado.

Orestinho, como era conhecido pelos amigos, foi presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu de 2004 a 2007, e sua vida sempre esteve ligada à entidade, na qual ocupou outros cargos em diversas gestões.

Conforme informa a ABCZ, Orestinho foi um dos maiores batalhadores da seleção e aprimoramento do zebu no país. “Ele sempre defendeu a ética e os critérios de seleção firmados em raça, funcionalidade e eficiência do rebanho zebu.” Entre os feitos do Orestinho, como presidente da ABCZ, está a criação do julgamento Matriz Modelo, bastante elogiado pelos criadores.

Orestinho, titular da seleção OT, nasceu e cresceu no universo do zebu. Ele é sobrinho e parente e amigo de lendas deste universo, como Pylades Prata Tibery Júnior e Rubico Carvalho, os quais mudaram para sempre e para melhor a pecuária de corte brasileira.

Eu conhecia o Orestinho desde 1985, quando era repórter do Estadão. Encontrava com ele algumas vezes ao ano em leilões ou exposições agropecuárias por esse imenso país. No ano passado, a pedido dele, tiramos uma foto juntos no leilão de nelore do Zezé di Camargo, aqui em São Paulo. Mostro a foto para os meus leitores.

Fonte: Blog do Tião

Orestinho e este repórter no leilão do sertanejo Zezé di Camargo no ano passado (Foto: Rogério Cassimiro)