MS pode ser o segundo maior estado no país em moagem de cana

Mato Grosso do Sul pode ser o segundo Estado com maior quantidade de moagem de cana-de-açúcar em três safras. A expectativa é do presidente da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado (Biosul), Roberto Hollanda Filho.

A declaração foi dada nesta sexta-feira (25) durante a Showtec 2013, que acontece em Maracaju. Além disso, Hollanda Filho acredita que o Estado esteja dentro da “nova fronteira da bioenergia brasileira”, se referindo a região Centro-Sul.

O Estado é o quinto maior em moagem do país, e pode brigar com o Paraná já no próximo ano. De acordo com o presidente da Biosul, o Mato Grosso do Sul tem de 8 milhões de hectares para crescer, e aliando esse espaço à capacidade de produzir cada vez em menos espaços, o Estado tem potencial para ultrapassar os outros.

Hollanda Filho frisa que, esse crescimento, não é apenas para a cana, mas que há espaço para todas as culturas.

Atualmente, a produção de etanol no Estado responde por 63% de toda a cana processada, sendo que 37% fica para a confecção de açúcar. O Estado é o estado mais mecanizado do Brasil, 94,7% da produção passa pelo processo de mecanização e é o terceiro maior empregador.