Pecuaristas recebem curso específico de gestão no setor

UMA oferece curso de Ensino a Distância com foco em gestão da propriedade pecuária

Pecuaristas e profissionais das áreas de Agronomia, Veterinária, Zootecnia e ainda estudantes de Ciências Agrárias agora poderão desenvolver habilidades de gestão na produção, nos recursos humanos e na área comercial da propriedade rural de atividade pecuária. O I-UMA (Instituto Universal de Marketing em Agribusiness), por meio dos recém-lançados cursos de Ensino a Distância (EAD), criou o curso “Gestão da Propriedade Rural de Pecuária”, uma oportunidade para adquirir conhecimento de planejamento e diagnosticar a situação real da propriedade rural.

A ideia do curso com foco nos pecuaristas é levar uma oportunidade de conhecimento para que eles desenvolvam experiência na área de gestão, principalmente na hora de administrar sua propriedade”, explica José Américo da Silva, presidente do I-UMA. Como o curso é aberto também a outros profissionais da área, ele oferece conhecimento dos conceitos básicos de gestão, fluxo de produção, planejamento de compras e comercialização e, também, do gerenciamento de recursos humanos nos negócios.

Américo ressalta os benefícios do curso de ensino a distância para esses profissionais que não podem comparecer às salas de aula. “A grande maioria tem muita experiência prática para as atividades pecuárias, mas é carente de ferramentas gerenciais que agilizem o fluxo operacional e de informações da propriedade. Por isso, esse curso do I-UMA foi desenvolvido com foco na gestão e no planejamento dessas atividades”. O presidente do Instituto explica que o curso tem alguns diferenciais como dicas para estruturação de fluxograma de negócios, análise de indicadores de processos e resultados, organização e gestão do quadro de funcionários, desenvolvimento de critérios para seleção de profissionais, treinamento e capacitação em recursos humanos, entre outros.

Rápido e direto ao ponto

Os cursos EAD do I-UMA têm carga de 24 a 31 horas, duração de cerca de um mês e são dirigidos a profissionais que trabalham ou pretendem atuar na área de agronegócios e buscam conhecimento para aprimorar seus negócios. Inicialmente o I-UMA irá oferecer cinco opções de cursos EAD:

Gestão na agricultura familiar sustentável (31 horas)

Desenvolvimento de projetos no agronegócio (30 horas)

Gestão da propriedade rural de pecuária (30 horas)

Gestão de relacionamentos estratégicos no agronegócio (24 horas)

Desenvolvimento de contratos agrários – arrendamento e parcerias rurais (30 h)

Outros cinco novos cursos serão lançados no segundo semestre de 2012, com o objetivo de abordar toda a cadeira produtiva.

Inscrições abertas também para in company e presenciais

O I-UMA segue ainda oferecendo seus cursos presenciais em Porto Alegre (RS) e também os programas in company ou in farm (pacotes fechados por empresas ou propriedades agrícolas para grupos de funcionários). Entre os cursos presenciais, estão: Mulheres na Gestão Rural, Especialização de Marketing em Agribusiness, PAMA – Programa Avançado de Marketing no Agronegócio e Especialização em Gestão e Comercialização para a Cadeia do Arroz.

As inscrições estão abertas e o Instituto deve dar início a um dos cursos mais procurados, o de Especialização de Marketing em Agribusiness. O objetivo é desenvolver no aluno competências críticas e estratégicas de marketing para comercialização, negociação e agregação de valor no processo da cadeia produtiva do agronegócio. O marketing nesse setor é uma ferramenta importante para pensar e agir de acordo com o mercado, ampliar áreas de atuação, desenvolver produtos e serviços, qualificar lideranças para os negócios e atingir resultados previamente planejados.

Fonte: Agrolink