Presidente da Famasul se reúne com o Ministro da Justiça

Presidente da Famasul se reúne com o Ministro da Justiça, em Brasília

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, juntamente com o senador Delcídio do Amaral e o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos, esteve nesta terça-feira (05) em audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar das questões fundiárias relativas a Mato Grosso do Sul. Na audiência, o grupo entregou ao ministro uma proposta de resolução para as disputas de terras entre indígenas e produtores rurais do Estado.

Na avaliação do presidente da Famasul, a audiência significa um avanço no entendimento com Ministério da Justiça em relação a uma solução que atenda tanto aos interesses de produtores como de indígenas. “O ministro se mostrou conhecedor do assunto e sensível às dificuldades que as disputas trazem para o Estado. E deu indicações consistentes para se avançar na solução do problema”, considerou o dirigente.

A audiência com o ministro foi decorrente de uma reunião entre Riedel e o senador Delcídio no último dia 16, quanto foram debatidas preliminarmente propostas de solução, algumas delas já apresentadas em eventos sobre o assunto.

A audiência com o Ministro da Justiça é mais uma ação da Famasul no sentido de buscar soluções concretas sobre as disputas de território no Estado. No dia 13 de maio, a Federação se reuniu com representantes de comunidades indígenas, do Ministério Público Federal (MPF) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), proprietários rurais, na Câmara Municipal de Sidrolândia, para debater disputas territoriais e invasão de propriedades no município. No final do mês de maio, a diretoria da Famasul também esteve presente no Seminário Questões Fundiárias em Dourados, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) naquele município, evento que congregou indígenas, produtores e representantes dos três poderes em torno da questão territorial.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Ministro se mostrou sensível ao problema