Produção de milho safrinha deve aumentar 28% em MS, diz Conab

A produção de milho safrinha deve aumentar 28% em Mato Grosso do Sul em 2012, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A situação anima os agricultores, que podem aumentar a margem de lucro, mas preocupa os criadores de suínos, já que 70% da ração dos animais é composta pelo milho.

O estado deve colher 3,9 milhões de toneladas do grão na safra de inverno. Nos três primeiros meses de 2012, a saca de 60 quilos era negociada entre R$ 22 e R$ 24. No mesmo período do ano passado, a saca era vendida a R$ 17.

Em São Gabriel do Oeste, a 133 km de Campo Grande, os produtores esperam uma grande colheita. “Não temos nada do que reclamar, está chovendo bem. A ocorrência de pragas e doenças está sendo controlada com produtos químicos, então, daqui pra frente depende do próprio clima para ter uma produtividade dentro do esperado”, afirma o agricultor Jonis Assmann.

Suínos

O custo de produção para os suinocultores de São Gabriel é alto. O valor chega a R$ 2,40 por quilo do animal, enquanto o mercado paga R$1,90 por quilo vivo. Para evitar o prejuízo, alguns produtores plantam o milho que servirá de alimento para o animal.