Programa Campo Futuro da CNA

Programa Campo Futuro da CNA leva painéis de pecuária de corte para o Sul do Estado

Com o objetivo de levar ao produtor rural conhecimentos sobre procedimentos operacionais, formas de negociação e precificação dos mercados agropecuários, é que técnicos do Cepea, da CNA e da Famasul realizam durante toda essa semana painéis sobre a pecuária de corte que fazem parte do projeto “Campo Futuro” da CNA.

Os técnicos já percorreram os municípios das regiões Norte, Leste, Pantanal e agora visitam os produtores do Sul do Estado, como Nova Andradina, Naviraí, Amambaí e Dourados.

“Queremos que o produtor identifique quanto ele está pagando para produzir uma arroba de boi e a margem de rentabilidade dele naquele município”, explica a assessora técnica para assuntos de economia, Adriana Mascarenhas.

Segundo Adriana, os técnicos fazem um levantamento de custo e preços de insumos que compõe a pecuária de corte de cada município. “Com esse levantamento os técnicos avaliam as características in loco e posteriormente com o registro geram um boletim informativo sobre os dados”, explica.

Para nortear esse trabalho, os técnicos do Cepea contemplam os produtores com software que funciona como uma ferramenta de gestão para o controle mensal dos custos. “É um meio eficaz para o êxito desse processo”, finaliza Adriana.

Normalmente, esses painéis acontecem a cada dois anos. Em Mato Grosso do Sul, o Campo Futuro também apresenta painéis voltados para pecuária leiteira e agricultura, para soja, milho, algodão e cana-de-açúcar.

Sobre o Campo Futuro

CAMPO FUTURO é um projeto inovador na agropecuária brasileira que pretende fortalecer a rede de acesso dos produtores rurais a mecanismos de gestão de custos e riscos, além de fornecer continuamente informações estratégicas sobre o setor rural.

Com esta iniciativa, a CNA e seus parceiros pretendem capacitar produtores rurais a calcular, com metodologia adequada, os custos de produção de suas propriedades e utilizar as operações em mercado como instrumento de gestão de riscos de preços da atividade.

O CAMPO FUTURO também compreende o desenvolvimento de um sistema de informação de custo de produção e mercado agropecuário, disponibilizado diretamente ao produtor rural.

Fonte: Sato Comunicação