Recuperação lenta das estradas prejudica escoamento da produção em Bela Vista

Os produtores rurais de Bela Vista (MS) estão preocupados com a demora nas obras de recuperação das três principais estradas estaduais que servem de escoamento da produção do município. “A estrada da Caieiras, Apaporé e Água Amarela há anos foram esquecidas pelo Governo Estadual, e a má conservação prejudica o escoamento da nossa produção”, contou o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Marcelo Loureiro de Almeida.

No início do mês de abril, o presidente do Sindicato Rural esteve reunido com o Deputado Federal Edson Giroto e a Secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Estado (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, onde solicitou em nome de todos os produtores rurais da região, a recuperação urgente das rodovias. O presidente da Famasul, Eduardo Riedel também esteve presente no encontro reforçando o pedido do Sindicato.

De acordo com o Sindicato Rural, na terça-feira (17/04), a Agesul enviou maquinário para dar início às obras de recuperação. Porém, os produtores estão ansiosos com a demora das atividades, que já foram paralisadas em função de problemas mecânicos com as máquinas.

A estrada das Caieiras tem prioridade na recuperação, pois é uma rodovia que dá acesso a várias propriedades rurais, assentamentos e por onde escoa a produção de uma das maiores empresas da região, a Calcário Oroitê. A empresa gera mais de 200 empregos direto na região e está tendo prejuízos no transporte do calcário.

Para acelerar as obras, o diretor da Calcário Oroitê, Carlos Alberto Cenarezi disse que vai disponibilizar ao Governo do Estado, uma retroescavadeira, uma esteira e caminhões da empresa.

A diretoria do Sindicato Rural informou que na sexta-feira (13/04) encaminhou ofício ao Governo do Estado solicitando providências. “Os produtores esperam que o Governo seja ágil na recuperação, não podemos ser mais prejudicados, pagamos nossos impostos em dia, entre eles, o Fundersul, que serve para a manutenção das nossas estradas”, disse o presidente do Sindicato Rural Marcelo Loureiro.

Imposto – O Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul) foi criado por meio da Lei n° 1963, de 11 de junho de 1999. É um tributo cobrado dos produtores pelo transporte de produção agrícola, combustíveis e de animais, com o objetivo de manter a manutenção das estradas do Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato Rural de Bela Vista

Foto: Hermelindo Mendonça