Sanidade será tema de palestra no encontro de avicultura de MS

Os avicultores de todo o país precisam atender às regras de higienização e prevenção de doenças para manter as avícolas. Trata-se da Instrução Normativa (IN) 36, que determina adequações ao setor da avicultura. A IN, que entrou em vigor em dezembro de 2012, se refere à antiga Instrução Normativa 56, de 2007, que determina ações essenciais para a saúde das aves e manutenção da qualidade do produto final. Há ainda a IN 10/2013, que define o programa de gestão de risco da avicultura. As instruções normativas atuam com a segurança da criação de aves de corte no Brasil.

Os assuntos serão abordados na palestra Operacionalização da IN 36/2012 e IN 10/2013, que será realizada durante o 1° Encontro Tecnológico da Avicultura do MS, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), na próxima terça-feira (04), às 8h.

A palestra será ministrada pela fiscal federal agropecuária e responsável pelo programa de sanidade avícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Mato Grosso do Sul, Priscila Ferraz Pereira, que destaca a importância da implantação destes procedimentos de segurança no setor. “Estas ações são medidas de biossegurança, cujo maior objetivo é evitar a proliferação de doenças. O avicultor deve ter precauções como o telamento dos aviários e cuidado em não deixar as aves ter contato com outros animais”, avalia.

A fiscal federal do Mapa destaca ainda que, em Mato Grosso do Sul, ainda há aviários que não adotaram as medidas de segurança exigidas na IN. “Temos casos extremos, onde há empresas com 90% das regras cumpridas, mas nem todas estão dentro das normas. Aquelas que não estão adequadas devem realizar exames sanitários periódicos, até o total cumprimento da normativa”, enfatiza.

Além dessa palestra, o 1° Encontro Tecnológico da Avicultura de MS terá outras seis palestras e um painel. O evento é realizado pela Famasul, em parceria com a Associação dos Avicultores de MS (Avimasul) e do Fundo Privado de Sanidade Agrícola (Fuprisa). A programação completa do evento está disponível no site www.famasul.com.br/avicultura/.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul