Senar/MS inicia amanhã curso gratuito de tratorista agrícola em Eldorado

O setor agropecuário tem, cada vez mais, exigido qualificação profissional dos trabalhadores. Visando suprir a demanda de mão de obra treinada, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) realiza amanhã (14), a aula inaugural do curso de Tratorista Agrícola no município de Eldorado.

Primeiro município a receber a capacitação em 2013, Eldorado terá duas turmas de 15 alunos cada, com aulas gratuitas, carga horária de 200 horas/aula e entrega de certificado ao fim do curso. Para participar da capacitação é necessário ter no mínimo 18 anos e ser beneficiário de algum tipo de programa de auxílio do Governo Federal, de acordo com exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), requerente do curso no município.

De acordo com o instrutor do Senar, Fernando Pirollo, um dos objetivos do curso é capacitar os interessados para a formação de profissionais que atendam a demanda do mercado atual, destacando a compreensão de temas como segurança no trabalho e cuidado com o meio ambiente. “Mato Grosso do Sul é um estado cujo campo é o grande responsável pela economia e geração de emprego, mas há uma grande necessidade de pessoas qualificadas para atuar no setor. Através do Pronatec e Senar, os participantes terão a oportunidade de acesso ao conhecimento, tornando-se aptos a desenvolver atividades como a de tratorista agrícola, que exige capacitação, com conhecimento em questões importantes, como a segurança do trabalho e a preservação ambiental, entre outros temas essenciais para quem trabalha no setor”, destaca.

A coordenadora do Pronatec em Eldorado avalia a realização do curso como uma ação muito importante para os trabalhadores da cidade, principalmente após a chegada da Usina Rio Paraná, responsável pela moagem da cana-de-açúcar e produção de etanol. “Eldorado foi contemplada com a usina Rio Paraná, mas necessita de trabalhadores qualificados. Houve necessidade de trazer pessoas de outros municípios do Estado e até mesmo Paraná para atuar na empresa e nossos moradores acabaram sem a oportunidade destas vagas. Diante disso, esta parceria é essencial, já que qualificará nossos moradores, que buscam uma oportunidade de efetivação na usina”, analisa Sirlei.

As aulas teóricas do curso de Tratorista Agrícola serão realizadas em uma escola municipal e as práticas na usina e Sindicato Rural de Eldorado. O curso será oferecido por meio do Programa Nacional ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Sindicato Rural do município, Secretaria Municipal de Assistência Social, e MDS. Em 2013, a parceria entre o Senar e o Pronatec capacitará110 turmas com cursos variados em todo Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul