Tem início o Congresso Internacional da Carne
Pres. Famasul, Eduardo Riedel, é o anfitrião do evento

Começou na noite desta terça-feira (07.06), em Campo Grande, o Congresso Internacional da Carne. O evento que é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) em conjunto com o International Meat Secretariat (IMS), promotora de eventos sobre a cadeia da carne em todo o mundo. A abertura oficial aconteceu com um jantar para convidados no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

O evento terá a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wagner Rossi, e da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu.

O Congresso traz palestrantes de diversos países como o advogado Scott Andersen, famoso por ganhar casos de barreiras sanitárias; a especialista em nutrição animal Grethe Andersen; a consultora da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) Caroline Planté, o australiano referência em marketing da carne bovina, John Cox, e Carolyn Opio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), falando sobre sustentabilidade na produção de bovinos.

As atividades começaram hoje com uma visita técnica à Embrapa Gado de Corte e terão prosseguimento nesta quarta e quinta-feira, com uma programação de palestras e debates. O evento irá discutir assuntos e aspectos da cadeia produtiva da carne e as transformações pelas quais esse mercado vem passando, como os meios produtivos sustentáveis, os novos mercados, o abastecimento em todo o mundo e o marketing do produto. Com o tema “Carne de Qualidade para Todos os Povos”, o Congresso terá palestras e mesas de discussão com a participação de 29 especialistas do Brasil e do mundo, incluindo a Senadora e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Kátia Abreu, e o Ministro da Agricultura, Wagner Rossi.

Com o despontar do Brasil como maior exportador de carne e detentor de tecnologias que influenciam na qualidade do produto, Campo Grande conquistou a realização do Congresso. Para mostrar aos participantes esse diferencial brasileiro, o consultor em aproveitamento de carnes, Marcelo Bolinha, apresentará durante o evento a “Vitrine da Carne”, uma espécie de show para mostrar como são carneados os bovinos, suínos e ovinos.

O Congresso Internacional da Carne é uma realização do International Meat Secretariat (IMS/Opic) em conjunto com a Famasul. O evento tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural – FUNAR e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS – Senar/MS, do Fórum Permanente da Pecuária de Corte da CNA, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Convention Visitors Bureau, e é patrocinado por John Deere, Marfrig, Seara, AllFlex, JBS, Safe Trace, Valefert, Serrana Nutrição Animal, Fecomércio, Sindan, Sebrae, Fiems e Banco do Brasil.

Autor: Sato Comunicação