Termina nesta segunda rodada de reuniões da Contag com ministros

Termina nesta segunda, dia 28, a série de reuniões da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) com diversos ministros para discutir os itens da pauta de reivindicação do Grito da Terra Brasil deste ano. A expectativa é que na quarta, 30, dia da mobilização nacional do movimento, com a presença de dezenas de milhares de trabalhadores rurais em Brasília, o governo dê uma resposta conjunta aos pleitos em debate desde a semana passada.

Segundo o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson Gonçalves, nesta segunda-feira a Contag tem uma última reunião com os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, encarregados pela presidente Dilma Rousseff de comandar o processo de negociações.

O Secretário da Contag disse à Agência Brasil que as negociações com os ministros avançaram bem em sua maioria, levando à espera de um posicionamento mais claro da presidente. Enquanto no Ministério do Desenvolvimento Agrário as principais pendências são a atualização dos índices de produtividade e as metas de assentamentos para o ano, no Ministério do Trabalho e Emprego, o conflito entre as duas partes é maior.

Em sua página na internet, a Contag informou que está insatisfeita com a audiência com o ministro Brizola Neto.

Queremos um posicionamento mais firme do ministério – disse em nota o secretário de Organização e Formação da Contag, Juraci Souto.

Entre os principais pleitos estão políticas de proteção e formação de assalariados rurais, processos de sindicalização, além da maior participação do homem do campo.

José Wilson Gonçalves disse que trabalhadores rurais de todo o país começam a chegar a Brasília na terça, dia 29.

Se considerarmos que a resposta do governo foi satisfatória, vamos embora na quarta-feira à noite. Se não, podemos prorrogar nossa estada – declarou.

Autor: Agência Brasil