Três Lagoas vai ganhar centro de pesquisa em biomassa

Obras do ISI Biomassa serão lançadas nesta terça-feira

O município de Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, na região leste de Mato Grosso do Sul vai ganhar um centro de pesquisas na área de biomassa. O projeto é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MS) e será implementado junto com a construção da nova unidade do Serviço Social da Indústria (SESI-MS) no município, com um investimento de R$ 61,5 milhões. O lançamento das obras será realizado nesta terça-feira (10).

Segundo a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), o Instituto Senai de Inovação de Biomassa (ISI Biomassa) terá uma atuação voltada para todos os setores que utilizam esse tipo de matéria-prima, como o de energias renováveis, cosméticos, fármacos, fármacos veterinários, rações animais, química e resíduos industriais.

Através de uma parceria com o Programa Ciência Sem Fronteira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o instituto, conforme a Fiems, possibilitará que pesquisadores e sejam qualificados e recebam atualização para desenvolver novas tecnologias para as indústrias que atuam com biomassa.

Na avaliação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, o ISI Biomassa será um grande aliado das empresas no desenvolvimento de novos produtos e processos na área de biomassa. Ele explica que o complexo do instituto de pesquisa e da nova unidade do SESI será construída em uma área de 83,5 mil metros quadrados, que foi doada pela União. Desse total, 42 mil metros quadrados serão destinados ao centro de pesquisas.

(*Com informações da Fiems)