Ucrânia faz exportações de carne suína de MS subir 45% em março

A receita das exportações de carne suína in natura de Mato Grosso do Sul somou US$ 2,864 milhões em março, uma alta de 45% em relação ao mês de fevereiro, quando o faturamento das vendas chegou a US$ 1,97 milhão. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o valor é 42% maior, já que naquele mês foram vendidos US$ 2 milhões.

De acordo com a Secex (Secretaria do Comércio Exterior), do Midic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comércio Exterior), foram embarcadas 1,035 mil toneladas, o que é 24% a mais que no ano passado, quando no mesmo mês foram enviadas 836 toneladas. Já na comparação com fevereiro deste ano, foram exportadas 847 toneladas, um acréscimo de 22,3%.

Esse resultado é reflexo das exportações de carne suína para a Ucrânia, que passou a comprar carne de Mato Grosso do Sul após embargar as compras de Santa Catarina.

“A Ucrânia praticamente duplicou o valor importado do Estado, passando de US$ 756 mil em fevereiro para US$ 1,6 milhão em março, se tornando o principal comprador da matéria-prima, após a habilitação de um frigorífico do Estado”, analisa a assessora técnica da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Adriana Mascarenhas.

Hong Kong, Cingapura e Armênia também ampliaram as importações, aumentando suas participações no quadro dos principais compradores de carne suína do Estado no mês de março.

O levantamento da Casa Rural mostra que apesar da alta em março, o resultado do acumulado do ano ainda está abaixo do patamar de 2012. O volume vendido atingiu 2,758 mil toneladas entre janeiro e março de 2013, 18,8% a menos que o volume do primeiro trimestre de 2012, quando as vendas somaram 3,397 mil toneladas.

No comparativo dos três primeiros meses deste ano, o faturamento foi de US$ 7,163 milhões contra US$ 8,976 milhões verificados em 2012, com queda de 20,2%.

Já no mercado interno, o preço pago pela carcaça do suíno aumento em 18,52% em março. O quilo na Ceasa de Mato Grosso do Sul passou de R$ 5,26 para R$ 6,23 no mesmo período.

Fonte: Campo Grande News