União Europeia participa de atividades de cooperação no Mapa

Para aprimorar o sistema de inspeção sanitária, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), recebe, entre os dias 4 e 7 de março, especialistas da União Europeia para treinamento em auditoria. O objetivo é apresentar aos fiscais federais agropecuários do Mapa o trabalho realizado pela DG-SANCO – Directorate General for Health & Consumers (Direção-Geral da Saúde e dos Consumidores) na Europa.

Cinco funcionários da DG-SANCO dão treinamento em auditoria e sistema TRACES – sistema europeu de prevenção a epidemias. O acordo de cooperação foi celebrado em 2012, em Bruxelas, entre o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Ênio Marques, e o DG-SANCO adjunto e ex- ministro do Meio Ambiente da República Checa, Ladislav Miko.

De acordo com o diretor de programa da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), Ricardo Cavalcanti, com o treinamento, o Mapa pretende intensificar as fiscalizações sanitárias e aprimorar o sistema. “Essa troca de informações é importante para aperfeiçoar o nosso trabalho de inspeção sanitária”, informou ao ressaltar que o sistema de auditoria europeu é um dos mais rigorosos do mundo.

O seminário ocorre no Edifício Sede do Mapa, em Brasília, entre segunda e quinta-feira desta semana. Está previsto ainda, uma visita à planta de laticínios em Goiânia.

Fonte: MAPA