Usina chinesa em MS vai processar 600 mil toneladas de milho por ano

O grupo estatal chinês BBCA vai investir 320 milhões de dólares na construção de uma usina em Mato Grosso do Sul com capacidade de processar 600 mil toneladas de milho por ano, informou o governador do Estado, André Puccinelli, durante uma entrevista coletiva em Pequim, nesta terça-feira (16).   O negócio ocorre num momento em que o governo chinês restringe a expansão de sua indústria doméstica de processamento de milho para tentar garantir suprimentos para a indústria pecuária, com a produção de milho já enfrentando dificuldades para dar conta do crescimento robusto da demanda.   O BBCA, produtor bioquímico baseado na província de Anhui, no leste da China, vai iniciar a construção da fábrica ano que vem. A produção de amido de milho e outros produtos como a glucose, maltose, óleo de milho e proteína em pó terá início em 2015, disse Puccinelli aos repórteres.   A fábrica vai processar milho produzido por agricultores locais. O governador de Mato Grosso do Sul disse que 60 por cento dos produtos serão exportados, primariamente para a União Europeia, com o restante sendo usado nos mercados locais.   O projeto, ainda sem detalhamento, havia sido anunciado através de uma nota divulgada no início da semana. O comunicado informava que o investimento seria de 300 milhões de dólares.   O Brasil é o terceiro maior exportador de milho, enquanto a China, o segundo maior consumidor mundial, tem aumentado rapidamente as importações desde 2011, comprando um recorde de 5,2 milhões de toneladas em 2012.

Com informações da Reuters