43ª Expobel começa na sexta-feira, em Bela Vista

Mais um ano de grande festa na fronteira de Mato Grosso do Sul. Começa nesta sexta-feira, dia 18 de julho, a 43ª Expobel (Exposição Agropecuária de Bela Vista), um evento que reúne tradição, bons negócios e diversão para o público.

A feira agropecuária vai até o dia 27 de julho e acontece no Parque de Exposições Rio Apa, em Bela Vista (MS). Autoridades regionais e estaduais já confirmaram presença na solenidade de abertura, marcada para sexta-feira, às 10h30, no Centro de Eventos João Loureiro Pinheiro.

A Expobel é o evento mais importante da região sudoeste do estado. Movimenta a economia local, fomenta o comércio e a rede hoteleira, impulsiona o turismo e gera emprego e renda. A cidade de Bella Vista Norte, no Paraguai, também é gratificada com a realização da exposição”, diz Marcelo Loureiro de Almeida, presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, entidade responsável pelo evento.

O público que frequenta a Expobel vem de todo o estado, especialmente dos municípios dos arredores, como Jardim, Bonito, Antônio João, Caracol, Ponta Porã, Laguna Carapã e Dourados, que também têm a economia baseada na pecuária e no cultivo de lavouras.

A edição 2014 da Expobel conta com diversas atrações como shows, leilões, bailes, laçadas, rodeio, julgamento de animais e outras. A programação completa está disponível no site www.sindicatoruraldebelavista.com.br.

Leilões – Os leilões de gado estão entre os principais negócios da exposição. Movimentam, em média, R$ 3 milhões a cada edição, com a oferta de animais para corte, cria, recria e engorda. Nas duas últimas edições (2012 e 2013), o Centro de Eventos João Loureiro Pinheiro recebeu o Leilão Bela Vista Horse, um show de cavalos das raças Quarto de Milha e Paint Horse. A Leiloboi, empresa pioneira em leilões em Mato Grosso do Sul, é a leiloeira da Expobel. A empresa é líder em leilões no estado e está no mercado desde 1985. Atualmente, é a 4ª leiloeira no ranking nacional.

Parque de Exposições – Com uma área de 18,75 hectares, o Parque de Exposições Rio Apa tem infraestrutura moderna para atender as demandas das empresas leiloeiras, com pavilhões adequados para receber animais, mangueiro com 3.384 m² divididos em 48 currais, e área para manejo. Além disso, o parque dispõe de pista para julgamento de raças, espaço para shows, centro de eventos climatizado, estacionamento, banheiros e 80 espaços para expositores das áreas de alimentação, veículos, tratores, implementos agrícolas, vestuário, bijuterias, calçados e artigos diversos.

Este ano, para melhor atender o público, o parque passou por reformas, ganhou novos banheiros, melhoria na estrutura dos pavilhões de ovinos, no restaurante e na choperia.

Bela Vista Bela Vista está localizada ao norte do rio Apa, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 316 km da capital do estado e na fronteira entre Brasil e Paraguai, tendo como cidade irmã Bella Vista Norte (PY). Os municípios de Jardim, Caracol e Antônio João fazem limite com Bela Vista. A cidade tem população estimada em 24 mil habitantes. Sua economia está baseada na pecuária, no cultivo de algumas lavouras e no comércio local.

Bela Vista tem o apelido carinhoso de Princesa do Apa. A região foi palco da Retirada da Laguna, um dos episódios mais marcantes da Guerra da Tríplice Aliança – Guerra do Paraguai (1864-1870). O rio, que já dividiu Brasil e Paraguai, hoje demarca a fronteira como símbolo da paz e da união que se estabeleceu entre as duas nações.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato Rural de Bela Vista

Contato: (67) 3439-1460