Corumbá sedia nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) o Fórum Regional de Desenvolvimento, que acontece no Centro de Convenções do Pantanal – localizado no Porto Geral da cidade.
A iniciativa visa capacitar líderes municipais e empresários a promover, em conjunto, o fomento da economia regional, através de palestras, rodada de negócios, além da mostra de projetos e soluções desenvolvidos pelas entidades realizadoras do evento, que fazem parte do Sistema “S”: Sebrae, Sistema Fiems (Sesi e Senai), Sistema Fecomércio (Sesc e Senac) e Sistema Famasul (Senar).
Durante o ano, Naviraí, Dourados, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas e Bonito também sediam o Fórum, que traz entre os temas consórcios municipais, compras governamentais, demandas profissionais no mercado de trabalho, dicas ao empreendedor, turismo, sustentabilidade, educação continuada, economia criativa, tecnologia e inovação.
“Esta ação empresarial permite que o interior do Estado conheça o que estas entidades do setor produtivo, focadas em melhorias para a economia e na qualidade de vida, têm a oferecer aos cidadãos”, destaca Tito Estanqueiro, diretor técnico do Sebrae no MS.
De acordo com o Portal do Empreendedor, a cidade possui 1.237 empreendedores individuais (EI). Dados da Junta Comercial do Mato Grosso do Sul apontam ainda 4.436 empresas em atividade no município, das quais o Sebrae estima que 90% sejam micro e pequenas.
“Hoje temos uma missão muito forte, que é inserir os pequenos negócios nas compras governamentais”, reforça Estanqueiro. De acordo com ele, os municípios são grandes compradores, sendo necessário incentivá-los a adquirir produtos e serviços dos pequenos negócios da própria região.
Para isso, os gestores serão capacitados a agir amparados nos mecanismos de incentivo previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas; e os empresários preparados para atender à demanda pública e do mercado.
Programação
Na quinta-feira (25), as atividades acontecem das 8 às 17 horas. À noite, a partir das 19 horas, será realizada uma palestra magna, ministrada pelo especialista em neurociência, Denilson Shikako, professor de inovação da FIA (Fundação Instituto de Administração) – ligada à USP (Universidade de São Paulo) – e também diretor da Fábrica de Criatividade.
No dia seguinte, a programação segue das 8 às 12h15, com mais palestras, negociações entre empresas da região e órgãos públicos (Fomenta); dentre outras ações. Os interessados podem fazer o credenciamento a partir das 7h30. O evento conta com o apoio da Assomasul, Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, Banco do Brasil, BID, Fomin, Caixa Econômica Federal, MS Sem Fronteiras, TCE/MS e Prefeitura Municipal de Corumbá.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS