Abertura da 41ª Expobel é marcada por reivindicações do setor rural

“Nós, dos municípios do interior, precisamos de mais incentivos e recursos para crescer. Sindicatos rurais e poder público devem caminhar de mãos dadas, pois temos os mesmos interesses. Somos um Estado agropecuário, vivemos do que produzimos e do que plantamos, a base da nossa economia é o agronegócio. Por isso, precisamos de mais apoio!” Foi o que disse o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Marcelo Loureiro de Almeida, durante a solenidade de abertura da 41ª Expobel (Exposição Agropecuária de Bela Vista), que aconteceu na manhã deste sábado (13), no Parque de Exposições Rio Apa.

O presidente pediu o envolvimento e a participação das esferas do poder público na realização das feiras e exposições agropecuárias. Segundo Loureiro, os sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul enfrentam diversas dificuldades para promover eventos dessa natureza. A falta de incentivos financeiros é a maior queixa das entidades.

Além dos poucos incentivos, Marcelo disse que o setor rural do município está desassistido em várias áreas. Especialmente no que diz respeito à infraestrutura rodoviária, a falta de manutenção nas estradas estaduais vem prejudicando o escoamento da produção local. “É preciso lembrar, que o Fundersul foi criado para manutenção das estradas do Estado. Contudo, as obras de recuperação têm sido tardias e de má qualidade. Muitos proprietários consertam as rodovias com recursos e equipamentos próprios”, disse.

Para o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, as exposições propagam o potencial do agronegócio. “Lá fora, o Brasil passou a ser visto com outros olhos. Ganhamos credibilidade e estamos conquistando novos mercados”.

Representando o governo do Estado, a Secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Correia da Costa, garantiu que o governo tem feito o possível para incentivar o setor. “A união fica com a maior parte dos recursos. Temos estudado alternativas para viabilizar recursos para esses tipo de evento”, justificou a secretária.

Programação – A Programação da Expobel está disponível no site do Sindicato Rural (www.sindicatoruraldebelavista.com.br). O público também pode acompanhar as novidades da festa por meio das redes sociais, facebook e twitter.

Este ano, a exposição conta com a parceria do grupo RBV, que está fazendo a cobertura completa do evento pela TV Digital e pode ser conferida pelo Portal RBV NEWS, na internet.

Município – Bela Vista está localizada na região sudoeste do Estado, à 270 Km de Campo Grande, e faz divisa com os municípios de Antônio João, Jardim, Caracol e fronteira com Bella Vista Norte, no Paraguai.

Texto escrito por: Hermelindo Mendonça

Jornalista Responsável e Editora do Site: Laura Samudio Chudecki