Programa do Senar/MS levou educação ambiental e cidadania a mais de 200 mil alunos em 2025

Estão abertas as inscrições para as escolas interessadas em participar do Programa Agrinho 2026, do Senar/MS. A iniciativa contribui para a formação cidadã de crianças do 1º ao 9º ano, estimulando a consciência sobre o papel de cada aluno na sociedade. Neste ano, o tema trabalhado será “Agro que alimenta, gente que cuida!”, destacando a relação entre produção de alimentos, sustentabilidade e cuidado com a vida.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por escolas públicas e privadas de todo o Mato Grosso do Sul até o dia 30 de maio de 2026, por meio do site oficial do programa, na aba “inscrições”, em seguida em “adesão da escola”.
De acordo com a Analista Educacional do Senar/MS, Andreia Rodrigueiro, o Agrinho aproxima os conteúdos do dia a dia dos alunos e fortalece a vivência escolar como um todo. “É importante que as escolas participem, porque traz uma proposta pedagógica que articula educação ambiental, cidadania, sustentabilidade e valores sociais […] Para os alunos, contribui para a formação integral, desenvolvendo o pensamento crítico, a responsabilidade social e a consciência sobre o papel de cada indivíduo na sociedade”.
A temática será trabalhada de forma interdisciplinar em sala de aula, incentivando reflexões sobre a produção de alimentos e o cuidado com as pessoas, por meio de atividades lúdicas. “A abordagem valoriza práticas pedagógicas que tornam a aprendizagem mais significativa, incentivando os alunos a compreenderem a importância do agronegócio aliado à sustentabilidade e ao cuidado com a vida.”
Outro ponto central do programa é a conexão entre campo e cidade, ampliando o olhar de crianças e jovens que não têm contato direto com o meio rural. Por meio de conteúdos acessíveis, os estudantes passam a compreender de onde vêm os alimentos, como funciona a cadeia produtiva e qual é o papel do agronegócio no desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Edições anteriores e inscrições
Na última edição, o Programa Agrinho contou com a adesão de 605 escolas e alcançou mais de 200 mil alunos em todo o Mato Grosso do Sul, reforçando o impacto da iniciativa na educação sul-mato-grossense.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site agrinhoms.com.br/inscricoes.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Pâmela Machado