Antônio João recebe Curso de Apicultura

Com objetivo de qualificar famílias assentadas e proporcionar melhor aproveitamento no processo de produção de mel caseiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) em parceria com Sindicato Rural de Antônio João, promove nos dias 8 e 9 um curso de Apicultura Básica, no assentamento Veranilda, interior de Mato Grosso do Sul.

O curso vai orientar pequenos produtores da região sobre conhecimentos básicos de apicultura: desde a instalação correta de um apiário de abelha Apis mellifera, às normas e procedimentos adequados para a produção de mel, incluindo legislação e ferramentas.

Como complementação à formação do apicultor, o Senar/MS oferece também o Curso de Apicultura Avançada, voltado àqueles que já tenham conhecimentos básicos de apicultura, apresentando novas tecnologias para o manejo do apiário Em Antonio João, os dois cursos serão oferecidos em sequência, sendo que aqueles que concluem a primeira parte, automaticamente, estão aptos a prosseguirem para a próxima, complementando conhecimento.

A orientação para os mobilizadores é que eles façam os cursos em sequência, vislumbrando um acréscimo de conteúdos. Como complementação, existem os outros cursos como Produção de Pólen, Produção de Própolis, Criação e Manejo de Abelhas Sem Ferrão e Produção de Rainha e Geleia Real. Entre 2000 e 2011 já foram realizados 401 turmas destes cursos, contemplando 13.320 horas de treinamento.

O mel pode ser utilizado em diversas formas: na indústria de alimentos, na fabricação de cosméticos, além de aplicações em terapias alternativas de saúde. Com o aprimoramento das técnicas, a produção tem auxiliado o desenvolvimento da agricultura familiar. O curso vem contribuir para que o estado de Mato Grosso do Sul se posicione entre os maiores produtores de mel do Brasil.

De acordo com a mobilizadora Marlene Martins, “a iniciativa qualifica pessoas do meio rural que já cultivam ou produzem mel”. Ela diz que “muitos têm suas próprias caixas de colmeias, mas ainda há dúvidas sobre o correto processo de cultivo apiário”.

O curso disponibilizará 10 vagas, com carga horária de 16 horas. Os interessados devem atender aos requisitos exigidos: ter idade mínima de 18 anos, ser alfabetizado e estar inserido no meio rural como produtor ou trabalhador. Quem completar o curso, em módulo básico, poderá prosseguir no módulo avançado que ocorrerá em 22 e 23 deste mês. Mais informações pelo telefone do Sindicato Rural de Antônio João: (67) 3435-1144

Sobre o Senar – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA. Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado. Para mais informações, acesse: www.senarms.org.br.