Pular para o conteúdo

Sindicato Rural de Bela Vista MS

Assentamento investe para evitar morte de gado

Assentamento Itamarati investe para evitar morte de gado

Produtores de leite do Assentamento Itamarati estão preocupados com a onda de frio dos últimos dias. Eles buscam formas para proteger o rebanho das baixas temperaturas neste período de inverno. No ano passado os criadores do Itamarati perderam cerca de 30 cabeças de gado com o frio de 3º C. Os animais morreram de hipotermia.

Em uma semana de inverno, as temperaturas despencaram cerca de 20º C, para 6º C, como aconteceu nos dias 27 e 28 de junho. Preocupação para os criadores do Itamarati, onde o inverno costuma ser mais intenso. No inverno, a preocupação dos criadores aumenta justamente porque a maioria dos lotes é aberta e com poucas árvores.

Para evitar esse problema, alguns assentados estão investindo na plantação de eucalipto, onde o gado pode se refugiar do frio. Outro problema enfrentado pelos produtores é a falta de alimentação adequada para o gado, nesse período de inverno. Na seca, a alimentação do gado tem que ser à base de proteínas.

Segundo o engenheiro Antônio Carlos Peixoto de Azevedo, gestor de desenvolvimento rural, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) “Os bancos de proteína são áreas destinadas ao manejo de leguminosas e outras espécies ricas em proteína, que têm uma importância fundamental no suporte alimentar do gado de leite.

Fonte: Mercolsul News