Bancada ruralista vai conversar com a equipe do presidente eleito

É o que afirma Neri Geller, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária na Câmara dos Deputados

Por Canal Rural

YouTube player

A bancada ruralista no Congresso Nacional vai conversar com a equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para seguir defendendo os interesses do setor ao decorrer dos próximos quatro anos. É o que afirma o deputado federal pelo PP de Mato Grosso e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na Câmara dos Deputados, Neri Geller.

Em entrevista ao Canal Rural, Geller, que desde o primeiro turno apoiou a chapa encabeçada pelo petista para a Presidência da República, admitiu que a maior parte do colegiado suprapartidário tem uma ideologia política mais para a centro-direita e direita. Diante os resultados das urnas eletrônica, no entanto, os membros da FPA já indicam: vão ‘dialogar’ com representantes do governo eleito.

Manter o que a frente sempre fez: defender os interesses do agronegócio, independentemente da posição ideológica de cada parlamentar”, afirmou Geller ao conversar com a jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva durante a edição desta sexta-feira (4) do telejornal ‘Mercado & Companhia’. Nesse sentido, parte da FPA já se reuniu nesta semana, confirmou o deputado. No encontro estiveram o atual presidente do grupo, Sérgio Souza (MDB-PR), e seu provável sucessor, Pedro Lupion (PP-PR).

O primeiro movimento da FPA visou, segundo Geller, alguns pontos específicos para os produtores rurais. “Que a gente possa começar a chamar o setor, para que se sentem à mesa para defender os nossos interesses. Isso do ponto de vista do crédito mais barato, da questão do mercado internacional e da infraestrutura, que precisa avançar”, prosseguiu o parlamentar, que confirmou já ter conversado com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Ainda ao Canal Rural, Neri Geller afirmou que ele outros políticos ligados à bancada ruralista ajudaram na formulação do plano de governo de Lula. Além dele, propostas para o agro foram formuladas, segundo o deputado, pelo senador Carlos Fávaro (PSD-MT).

Neri Geller foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na reta final do primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT), ficando no cargo de março a dezembro de 2014. Sobre a probabilidade de a FPA indicar o próximo titular da pasta, ele disse que é muito “precoce” discutir sobre o assunto agora. “Ainda não falamos sobre isso”, reforçou o deputado.

O deputado federal Neri Geller | Foto: Câmara dos Deputados