Sindicato Rural de Bela Vista MS

Cooperativismo: modalidade de negócio revela força e promete bons resultados

Uma modalidade de negócio cada vez mais presente no agronegócio, o cooperativismo mostra bons frutos, abrindo portas para o produtor rural. Em Goiás, por exemplo, o modelo revela força e promete um resultado que chama a atenção.

Os bons desempenhos têm acompanhado o crescimento do agronegócio goiano, viabilizando a realização de investimentos importantes, como o aumento da capacidade de armazenagem, que ainda tem uma grande demanda reprimida no estado.

Exemplo disso, a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) deve encerrar o ano com crescimento de 50% em relação ao ano passado, além de um faturamento histórico. Segundo o presidente da entidade, Antonio Chavaglia, a previsão é de R$ 15 bilhões. Em 2021, a cooperativa alcançou recorde de R$ 10 bilhões.

O número de cooperados também aumentou. Em 2021, eram cerca de nove mil. Neste ano, os membros já somam 10,5 mil, um crescimento médio de aproximadamente 100 novos integrantes por mês.

A Cooperativa tem trabalhado estes anos todos em prol da sustentabilidade e rentabilidade do produtor”, disse Chavaglia. “São diversos investimentos, principalmente em industrialização e armazenagem, mas também na prestação de serviços e no oferecimento de insumos, fertilizantes, sementes, máquinas, implementos, rações e demais itens de alta qualidade, o que faz o cooperado ser cada vez mais participativo”, completou.

O gestor atribui o sucesso também ao modelo cooperativista de atender aos interesses do cooperado, que tem levado a Comigo a atingir bons resultados graças à participação cada vez mais frequente dos associados. “Nós vamos continuar avançando com o objetivo de levar resultado ao produtor, este é o objetivo principal, este é o principal diferencial do cooperativismo, é focar em formação, em novas tecnologias para continuar crescendo, e é isso que o cooperado quer”, disse.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.