Pular para o conteúdo

Sindicato Rural de Bela Vista MS

Estudo Idam: MS tem quatro municípios entre os maiores do agronegócio

  • por

O Índice de Desenvolvimento da Agropecuária Municipal (Idam) 2025, ferramenta desenvolvida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que monitora a atividade econômica relacionada ao meio rural, destaca 150 municípios classificados com alto desenvolvimento no agronegócio.

Mato Grosso do Sul aparece na lista dos 20 maiores municípios do agro, com Maracaju ocupando o 7º lugar, Sidrolândia em 8º, Rio Brilhante em 10º e São Gabriel do Oeste em 15º.

O 1º lugar no pódio do Idam 2025 é ocupado pelo município de São Desidério (BA), que subiu três posições em relação à edição de 2024. Completam o segundo e o terceiro lugares os municípios de Mineiros (GO) — 1º colocado em 2024 — e Canarana (MT) — 11º colocado na edição anterior.

Os municípios de São Gabriel do Oeste (MS) e Paranatinga (MT) foram os que mais subiram no ranking em 2025 (14 posições). Juntamente com Chapadão do Céu (GO), Sorriso (MT), Tabaporã (MT) e Primavera do Leste (MT), passaram a figurar entre os 20 maiores municípios no Idam.

A ferramenta monitora a atividade econômica relacionada ao meio rural e valoriza as iniciativas que impulsionam o crescimento do agronegócio no país, construindo um ranking de municípios com base em dimensões relacionadas à produção e produtividade, geração de emprego formal, captação de crédito agrícola e pecuário, além da arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR).

Desenvolvido em 2022 pela CNM, o Idam tem como objetivo oferecer uma visão ampliada do impacto do agronegócio brasileiro.

“A criação do Idam segue um objetivo duplo: primeiramente, preencher uma lacuna ao apresentar um índice de desenvolvimento do agro capaz de ordenar os municípios com base na relevância da atividade rural na economia local. Além disso, o Idam promove uma análise aprofundada da situação do município em relação a seus pares, ao avaliar produção e produtividade, emprego e renda, arrecadação e crédito do setor”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

A lógica do Idam, ao avaliar as diferentes dimensões, busca superar a conceituação de municípios agropecuários apenas pelo nível de produção.

“No entendimento da Confederação, municípios que têm uma elevada quantidade de empregos e empresas ligadas ao agro possuem maior relação com o setor do que aqueles com alta produção, mas baixa participação no mercado de trabalho e nos empreendimentos locais. O mesmo raciocínio vale para os municípios que captam maior volume de crédito visando expandir a produção futura, bem como para aqueles que apresentam arrecadação mais robusta de ITR”, complementa Ziulkoski.

Produção Agrícola Municipal

É importante destacar que, embora o Idam/CNM 2025 também considere indicadores de arrecadação, crédito e mercado de trabalho, há uma forte relação com a pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dos 20 municípios mais ricos do agronegócio, segundo a PAM/IBGE 2022, oito estão entre os 20 primeiros colocados no Idam, e 74 figuram entre as 100 maiores cidades pelo critério da PAM.

[Clique aqui para acessar o estudo Idam 2025.]

Da Agência CNM de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *