Na avaliação de Nilson Leitão as pesquisas eleitorais falharam em 2022 por não terem mudado suas metodologias
POR VIVIANE PETROLI, DE RONDONÓPOLIS (MT) -Canal Rural
A disputa acirrada entre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) no primeiro turno mostra que o eleitor mudou o seu comportamento, enquanto as pesquisas eleitorais continuam com a mesma metodologia. A avaliação é do presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Nilson Leitão.
Nilson Leitão é o entrevistado desta semana do programa Direto ao Ponto.
“Eles [institutos de pesquisas] não estão conseguindo decifrar, buscar aquele eleitor mais escondido, indeciso, que deixa para decidir nos últimos dias”, frisa.
De acordo com Nilson Leitão, o momento é novo. “É um momento de polarização que nunca houve na história. As pesquisas falharam em sua metodologia”.
No primeiro turno o candidato petista recebeu 48,43% dos votos e o atual presidente 43,20%. Para o presidente do IPA, o segundo turno ainda está incerto.
Conforme Nilson Leitão, ao se olhar ainda para o primeiro turno se vê dois resultados distintos.
“A minha análise do resultado presidencial é que o Lula teve uma vitória numérica em votos, com seis milhões à frente, mas o Bolsonaro teve uma vitória política. Ele elegeu 15 senadores de peso. Elegeu seis ministros do mandato dele, elegeu governadores”.