Parceria entre entidades sindicais e setor público marcam pronunciamentos durante a abertura da 50ª Expobel

Teve início na manhã de ontem, sexta-feira, 15 de julho, a 50ª Expobel [Exposição Agropecuária de Bela Vista], no Parque de Exposição Rio Apa, no município de Bela Vista, interior de Mato Grosso Sul, na fronteira com o Paraguai.

Durante a solenidade de abertura da feira, autoridades destacaram a importância da parceria entre entidades sindicais patronais e setor público para realizar eventos rurais e fomentar o agronegócio, principal atividade econômica do estado.

O presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Mello Acioly (o Dindo), mencionou o desafio em realizar a feira agropecuária em um período pós-pandemia, onde todos os segmentos da economia foram afetados. “A 50ª Expobel é resultado da parceria com o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites (o Pitti), que também é produtor e sócio do sindicato rural, e compreende as demandas e as necessidades do campo”, destacou.

Além dos agradecimentos à Prefeitura Municipal, Dindo agradeceu ao presidente da Câmara Municipal, vereador Johnys Basso, e aos demais vereadores, que também se empenharam para levantar recursos à Expobel.

Durante seu discurso, o presidente do sindicato rural, mencionou o protagonismo do agronegócio na pandemia, ressaltando que o setor garantiu o abastecimento do Brasil e de outras nações. “Mais uma vez, o agro é a alavanca para a recuperação econômica. Cabe a nós trabalhar para que o produtor continue acreditando no campo, reivindicando políticas públicas de fomento e progresso para o setor. Vale destacar que todos os investimentos feitos na cadeia produtiva do agronegócio sempre são revertidos em benefícios para o país, por isso, ocupamos a condição de terceiro maior exportador mundial de alimentos, fibras e bioenergia,” disse.

O prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites, falou que a Expobel é motivo de orgulho para o município e que a parceria entre as entidades locais e o poder público tornou o evento possível em 2022. “Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Sindicato Rural, Clube do Laço e Jockey Club fizeram um grande esforço para realizar a 50ª Expobel. Nosso município e a região sudoeste do estado estão crescendo, a rota Bioceânica já é realidade e precisamos trabalhar juntos, cada vez mais”, disse.

A Prefeitura Municipal de Bela Vista também destinou recursos para reforma do Centro de Eventos João Loureiro Pinheiro (Tatersal), que fica no Parque de Exposição. O espaço é destinado à realização de leilões rurais e outras atividades. A prefeitura também garantiu reparos e manutenção em todo o Parque de Exposição.

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, disse que as parcerias entre sindicatos rurais, prefeituras e Senar/MS permitem que os programas de capacitação cheguem até os municípios do estado. “Em seis anos, 27% da população de Bela Vista foi qualificada por meio de algum curso do Senar, graças a essa cooperação mútua”, ressaltou.

Bertoni mencionou ainda o programa Agrinho do Senar/MS como ferramenta educativa de integração entre campo e cidade, com foco na sustentabilidade e na construção de uma imagem positiva do agronegócio. E reforçou a importância da permanência dos programas nos municípios, os quais acontecem por meio de parceria com as secretarias municipais e estaduais de Educação.

Marcelo Betoni também fez um apelo aos jovens produtores rurais para que participem de forma efetiva das ações dos sindicatos rurais e das federações representativas do agro.

Convênio – Durante a solenidade, Prefeitura Municipal e Sindicato Rural assinaram Convênio de Revitalização do Parque de Exposição Rio Apa, no valor de R$ 1.262.036,61, recurso oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira (PSDB). De acordo com o prefeito, Reinaldo Miranda Benites, as obras de revitalização do parque começarão após o término da feira.

Homenagens – O presidente do Sindicato Rural, Leandro Mello Acioly, fez entrega de duas placas de homenagens, uma ao prefeito Reinaldo Miranda Benites, e outra ao presidente da Câmara Municipal, vereador Johnys Basso, em agradecimento à gestão pública voltada para o desenvolvimento do campo e da cidade.

O presidente do sindicato e diretor-tesoureiro, Diorandes Fermino Carlos Filho também foram homenageados durante a solenidade.

Ao final da cerimônia, o diretor-secretário do Sindicato Rural, José Carlos Barbero (o Zeca), fez uso da palavra e elogiou a atual gestão da entidade, liderada por Leandro há dois mandatos. Também parabenizou o trabalho do diretor-tesoureiro, Diorandes. “Seriedade e compromisso são as marcas e o legado desta gestão”, destacou José Carlos.

Patrocínio e apoio: A feira conta com o patrocínio e a parceria da Prefeitura Municipal de Bela Vista, da Câmara Municipal, do Senar/MS, do Calcário Oroytê e da Cooperativa Lar. Além disso, o evento tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, do Sistema Famasul, do Clube de Laço de Bela Vista e do Jockey Club de Bela Vista.

Com informações do Sindicato Rural de Bela Vista

Presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Mello Acioly (Dindo) e prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites (o Pitti).

Presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Mello Acioly e presidente da Câmara Municipal, vereador Johnys Basso.

Cmt do 10º RC Mec, Coronel Kenjy Alexandre Nakamura; prefeito de Bela Vista Reinaldo Miranda Benites; presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; presidente da Câmara Municipal, vereador Johnys Basso.

Katerine Ocariz Acioly, Leandro Mello Acioly, Marcelo Bertoni, Reinaldo Miranda Benites.

Direroria do Sindicato Rural de Bela Vista .