Programa Útero é Vida realizou atendimento em Bela Vista

No dia 4 de outubro mulheres do assentamento Santa Marina localizado no município de Bela Vista puderam fazer gratuitamente o exame preventivo do câncer de colo do útero. A ação preventiva faz parte do Programa Útero é Vida do

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR/MS) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) em parceria com o Sindicato Rural de Bela Vista, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde.

Uma unidade móvel com todos os equipamentos necessários para o atendimento foi deslocado até o Assentamento, onde uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde deu início aos procedimentos. A ação foi realizada durante todo o dia e beneficiou também moradoras do assentamento Caracol.

Em cada evento são atendidas de 150 a 300 mulheres. Elas são cadastradas do Sistema CNA/SENAR (cadastro social), em seguida encaminhadas para a coleta de material para exame de Papanicolau – a principal forma de detecção da doença e à palestras educativas.

O programa é voltado especificamente para mulheres rurais em idade sexualmente ativa e tem por objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.

Texto: Toninho Souza