Presidente da Famasul faz palestra sobre sucessão familiar no campo

Não há um modelo único. Cada família é uma família”. Esse foi o tom da palestra Sucessão Familiar, proferida pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, na manhã desta segunda-feira (18), na sede do Sindicato Rural de Campo Grande. A palestra abriu o 24º Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte, promovido pelo Sindicato.

Na palestra, Riedel destacou a aplicação dos preceitos da governança corporativa nos empreendimentos rurais, a partir da adaptação do conceito de que ela garante alinhamento de interesses entre todos os elementos responsáveis pelo negócio. “A governança corporativa envolve comunicação e transparência de maneira formalizada. Mas não existem modelos prontos”, ressaltou. Determinante no futuro dos negócios rurais, a divisão ou não da propriedade entre os herdeiros é um dos aspectos que requer mais consideração entre os sócios. “O grande ativo da agropecuária é seu patrimônio. A idéia de divisão nem sempre é o melhor caminho”, afirmou.

O presidente da Famasul enfatizou que o perfil de empreendimento rural de cada família e dos sócios são dois dos principais fatores que devem ser considerados na hora de pensar a propriedade como um negócio. Por isso muitas vezes há necessidade do buscar apoio de profissionais da área, inclusive para observação dos aspectos legais. “Não adianta ser muito criativo e inventar grandes fórmulas se não se observa a questão legal. Direito adquirido é direito adquirido”, destacou.

Além de contextualizar o tema, Riedel trouxe a experiência pessoal na Fazenda Sapé e da empresa da família, a Sapéagro, situadas em Maracaju. Durante o debate que se seguiu à palestra, o dirigente enfatizou a necessidade de convergir os esforços de Famasul, Sebrae e Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (Senar/MS) para levar aos produtores informações e orientações sobre o tema.

A palestra está inserida nos objetivos do curso “Governança e sucessão familiar: transformando herdeiros em sócios”, formação oferecida pela Famasul em módulos A 24ª edição do Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte aborda temas que envolvem a produção e a tecnologia voltada para a carne bovina. O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Campo Grande com o apoio Famasul e do Senar/MS.

Fonte: Sato Comunicação