51ª Expobel começa com Parque de Exposição Rio Apa revitalizado

Começou nesta sexta-feira, 14 de julho de 2023, a 51ª Expobel, no Parque de Exposição Rio Apa, em Bela Vista/MS, cidade no interior de Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai.

Este ano, o parque de exposição está todo revitalizado para receber o público durante a feira agropecuária que segue até o próximo domingo, 23 de julho. O local recebeu novo asfalto, novos banheiros, drenagem, iluminação de Led e outras benfeitorias. A obra de revitalização é proveniente de recursos de emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira (PSDB/MS), no valor de R$ 1,3 milhão, mais contrapartida da prefeitura municipal.

Na abertura do evento foi feito o descerramento da placa da obra de revitalização com a participação da banda do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizada.

Durante a solenidade, o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Mello Acioly (o Dindo), disse que a 51ª Expobel é resultado da parceria com a Prefeitura Municipal de Bela Vista. Acioly agradeceu o empenho do prefeito Reinaldo Miranda Benites (o Piti) e também a contribuição do deputado federal Beto Pereira com a viabilização da emenda parlamentar.

Ainda durante sua fala, Dindo mencionou a posição de destaque do agronegócio nacional. Para ele, o protagonismo do agro, “é resultado do empreendedorismo, da dedicação e do conhecimento dos produtores rurais, que têm transformado o setor em um exemplo de eficiência, produtividade, inovação e sustentabilidade”, afirmou.

O prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites, ressaltou que a Expobel é um evento de extrema importância para economia regional e movimenta mais R$ 20 milhões no município. Além disso, Benites destacou a ascensão da agricultura e da pecuária, duas potências que contribuem com o desenvolvimento local. Segundo o prefeito, “a Expobel mantém a tradição de ser a maior festa da fronteira porque é fruto da união da prefeitura, câmara de vereadores, sindicato rural, clube do laço e governo do Estado,” disse.

A advogada Luana Ruiz, compareceu à cerimônia representando o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), Hélio Peluffo Filho, e mencionou o comprometimento do governo estadual com o agronegócio, com os produtores rurais e com o município de Bela Vista, que vem sendo contemplado com investimentos em vários setores.

Luana Ruiz fez pontuações e esclarecimentos sobre a questão do Marco Temporal, pauta de interesse do agronegócio, que tramita do Supremo Tribunal Federal (STF) e deve ter a votação retomada em setembro.

O deputado federal, Beto Pereira, ressaltou que os recursos direcionados para Bela Vista nada mais são do que a retribuição em forma de trabalho parlamentar por ter sido o deputado federal mais votado no município. “Para mim é motivo de extremo orgulho e um compromisso com todos.”

“Sou de Bonito e sempre vim na Expobel desde pequeno. São 51 anos de história, onde Bela Vista se tornou essa referência como feira agropecuária. Parabenizo o nosso presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Acioly, pela organização desse importante evento. Fui presidente de sindicato e sei como é realizar uma feira”, finalizou Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul.

Também marcaram presença na solenidade, o presidente da Câmara de Vereadores de Bela Vista, Johnys Hemory Denis Basso, o prefeito de Bella Vista Norte, Luichi Brítes; o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o prefeito de Caracol, Neco Pagliosa; os presidentes dos sindicatos rurais de Nioaque, Cláudio Straliotto e de Guia Lopes da Laguna, Jesus Cleto; e demais autoridades.

Expobel – Das exposições agropecuárias de Mato Grosso do Sul, a Expobel é considerada uma das maiores do Sudoeste, e a expectativa é de que mais de 100 mil pessoas visitem a feira em 2023.

Patrocinadores –São patrocinadores da 51ª Expobel, a Prefeitura Municipal de Bela Vista, a Câmara Municipal de Bela Vista, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Cooperativa Lar, do Senar/MS, do Sebrae, Sicredi, do Calcário Bela Vista e do Calcário Oroytê. São apoiadores do evento o Sistema Famasul, a Leiloboi – Leilões Rurais, o Jockey Club de Bela Vista, o Clube do Laço de Bela Vista e o WM Group.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Bela Vista

Fotos: Famasul

Presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Mello Acioly (Dindo).
Presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.
Prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites (Piti).
Prefeito de Bella Vista Norte, Luichi Brítes; presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Mello Acioly; prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites; deputado federal, Beto Pereira; presidente da Câmara de Vereadores, Johnys Hemory Denis Basso; presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; e advogada Luana Ruiz.
Produtor Rural Marcelo Loureiro de Almeida; presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, presidente do Sindicato Rural de Bela Vista Leandro Mello Acioly e o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.