Começou nesta sexta-feira, 14 de julho de 2023, a 51ª Expobel, no Parque de Exposição Rio Apa, em Bela Vista/MS, cidade no interior de Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai.
Este ano, o parque de exposição está todo revitalizado para receber o público durante a feira agropecuária que segue até o próximo domingo, 23 de julho. O local recebeu novo asfalto, novos banheiros, drenagem, iluminação de Led e outras benfeitorias. A obra de revitalização é proveniente de recursos de emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira (PSDB/MS), no valor de R$ 1,3 milhão, mais contrapartida da prefeitura municipal.
Na abertura do evento foi feito o descerramento da placa da obra de revitalização com a participação da banda do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizada.
Durante a solenidade, o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Mello Acioly (o Dindo), disse que a 51ª Expobel é resultado da parceria com a Prefeitura Municipal de Bela Vista. Acioly agradeceu o empenho do prefeito Reinaldo Miranda Benites (o Piti) e também a contribuição do deputado federal Beto Pereira com a viabilização da emenda parlamentar.
Ainda durante sua fala, Dindo mencionou a posição de destaque do agronegócio nacional. Para ele, o protagonismo do agro, “é resultado do empreendedorismo, da dedicação e do conhecimento dos produtores rurais, que têm transformado o setor em um exemplo de eficiência, produtividade, inovação e sustentabilidade”, afirmou.
O prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites, ressaltou que a Expobel é um evento de extrema importância para economia regional e movimenta mais R$ 20 milhões no município. Além disso, Benites destacou a ascensão da agricultura e da pecuária, duas potências que contribuem com o desenvolvimento local. Segundo o prefeito, “a Expobel mantém a tradição de ser a maior festa da fronteira porque é fruto da união da prefeitura, câmara de vereadores, sindicato rural, clube do laço e governo do Estado,” disse.
A advogada Luana Ruiz, compareceu à cerimônia representando o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), Hélio Peluffo Filho, e mencionou o comprometimento do governo estadual com o agronegócio, com os produtores rurais e com o município de Bela Vista, que vem sendo contemplado com investimentos em vários setores.
Luana Ruiz fez pontuações e esclarecimentos sobre a questão do Marco Temporal, pauta de interesse do agronegócio, que tramita do Supremo Tribunal Federal (STF) e deve ter a votação retomada em setembro.
O deputado federal, Beto Pereira, ressaltou que os recursos direcionados para Bela Vista nada mais são do que a retribuição em forma de trabalho parlamentar por ter sido o deputado federal mais votado no município. “Para mim é motivo de extremo orgulho e um compromisso com todos.”
“Sou de Bonito e sempre vim na Expobel desde pequeno. São 51 anos de história, onde Bela Vista se tornou essa referência como feira agropecuária. Parabenizo o nosso presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Acioly, pela organização desse importante evento. Fui presidente de sindicato e sei como é realizar uma feira”, finalizou Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul.
Também marcaram presença na solenidade, o presidente da Câmara de Vereadores de Bela Vista, Johnys Hemory Denis Basso, o prefeito de Bella Vista Norte, Luichi Brítes; o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o prefeito de Caracol, Neco Pagliosa; os presidentes dos sindicatos rurais de Nioaque, Cláudio Straliotto e de Guia Lopes da Laguna, Jesus Cleto; e demais autoridades.
Expobel – Das exposições agropecuárias de Mato Grosso do Sul, a Expobel é considerada uma das maiores do Sudoeste, e a expectativa é de que mais de 100 mil pessoas visitem a feira em 2023.
Patrocinadores –São patrocinadores da 51ª Expobel, a Prefeitura Municipal de Bela Vista, a Câmara Municipal de Bela Vista, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Cooperativa Lar, do Senar/MS, do Sebrae, Sicredi, do Calcário Bela Vista e do Calcário Oroytê. São apoiadores do evento o Sistema Famasul, a Leiloboi – Leilões Rurais, o Jockey Club de Bela Vista, o Clube do Laço de Bela Vista e o WM Group.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Bela Vista
Fotos: Famasul