Pular para o conteúdo

Sindicato Rural de Bela Vista MS

52ª Expobel: presidente do Sindicato Rural de Bela Vista destaca a importância do associativismo

“O associativismo é fundamental para o produtor se manter e crescer no mercado atual e do futuro. Bela Vista tem sua economia baseada na produção agropecuária, e nós, produtores, precisamos nos organizar por meio do associativismo, que é capaz de proporcionar vantagens econômicas significativas, especialmente ampliar o poder de negociação frente aos fornecedores e consumidores de produtos do campo.” Essa foi uma das considerações mencionadas pelo presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, José Carlos Barbero (Zeca), durante a solenidade de abertura da 52ªExpobel (Exposição Agropecuária de Bela Vista).

A feira agropecuária começou na sexta-feira (19) e segue até 28 de julho, no Parque de Exposições Rio Apa, em Bela Vista/MS.

Barbero destacou ainda a preocupação dos produtores rurais em relação à segurança jurídica no campo, em referência às invasões de propriedades privadas em várias regiões do país, lideradas por movimentos que têm por objeto promover a desordem. “Precisamos de garantias para que possamos continuar produzindo em nossas propriedades. Somos um país referência no agro, exportamos para todo o mundo e não podemos ter a nossa imagem prejudicada por invasões ilegais. A proteção da propriedade privada é um direito constitucional e não há justificativa que legitime essas invasões”, enfatizou. (veja discurso na íntegra no final do texto).

Durante a solenidade, pronunciaram-se ainda o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites (Piti); o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável e superintendente de Agropecuária da Semadesc, Rogério Beretta, que representou o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; e o presidente do Sistema Famasul e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Marcelo Bertoni.

“O agronegócio de Bela Vista cresceu muito nos últimos anos, especialmente as áreas de cultivo agrícolas. Nesses oito anos de minha gestão, atendemos às demandas do produtor rural, especialmente no que diz respeito à infraestrutura, construindo e revitalizando estradas e pontes do nosso município, garantindo o escoamento da nossa produção agropecuária. Trabalhamos sempre em parceria com o governo do estado de Mato Grosso do Sul”, disse Piti.

Benites, destacou ainda a parceria da gestão pública com o Sindicato Rural de Bela Vista e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), que proporcionam capacitações e cursos para melhorar a qualidade da mão de obra oferecida no município.

O secretário-executivo Rogério Beretta falou sobre o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul em vários segmentos do agro, com destaque para as usinas de álcool e milho, produção de celulose, expansão de novas plantas frigoríficas e a introdução de novas culturas, como o amendoim e frutas cítricas. “Não posso deixar de mencionar os investimentos na Rota Bioceânica, propulsora de desenvolvimento para Bela Vista, Porto Murtinho e outras cidades que integram a rota e que vai transformar nosso estado em um centro logístico, pois estamos na metade do caminho (trecho) dos produtos que são exportados para China e importados dos países asiáticos”, afirmou Beretta.

Com a palavra, o presidente do Sistema Famasul e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Marcelo Bertoni discorreu sobre a representação do Sistema Famasul em âmbito federal. “No próximo dia 5 de agosto, vou assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), onde a Famasul, através da CNA, participará das negociações em busca de uma solução definitiva para o marco temporal. Essa insegurança traz problemas para o produtor e para os indígenas, é uma questão que nos aflige, precisamos de paz no campo para trabalhar com tranquilidade da porteira para dentro”, afirmou Bertoni.

Tradição – Há 52 anos, o Sindicato Rural de Bela Vista organiza e realiza a Expobel, honrando o compromisso de garantir ao público um evento de sucesso e conta com parcerias históricas. A exposição gera importante receita para a economia do município, e a expectativa é receber um público de aproximadamente 100 mil pessoas durante os dias de evento.

Patrocinadores – Prefeitura e Câmara Municipal de Bela Vista, governo do estado de Mato Grosso do Sul, Senar/MS, Sebrae/MS, Cooperativa Lar, Sicredi, Calcário Oroytê, Calcário Bela Vista, Frigorífico RRX e Iguatemi Foods.

Apoiadores – Sistema Famasul, LeiloBoi — Leilões Rurais, WM Group, Calisto Conveniência, Clube de Laço de Bela Vista e Jockey Clubde Bela Vista.

Bela Vista – Bela Vista está localizada a 316 km de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, na fronteira do Brasil com o Paraguai. O município tem população estimada em 21,6 mil habitantes e economia baseada na cadeia produtiva do agronegócio e no comércio.

Com informações do Sindicato Rural de Bela Vista e Sistema Famasul

Íntegra do discurso:

Presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, José Carlos Barbero (Zeca).

Prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites (Piti).

Secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável e superintendente de Agropecuária da Semadesc, Rogério Beretta, que representou o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.

Presidente do Sistema Famasul e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Marcelo Bertoni.

Solenidade da 52ª Expobel no Centro de Eventos João Loureiro Pinheiro, no Parque de Exposição Rio Apa, em Bela Vista/MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *