O curso teve cerca de 2600 alunos só no ano passado, mostrando um crescimento de mais de 100% nos últimos cinco anos
Nos últimos cinco anos, o curso de Noções de Primeiros Socorros do Senar/MS já abriu mais de 750 turmas, totalizando 6.500 alunos no período, ocupando o primeiro lugar no ranking de procura.
O analista educacional do Senar/MS, Carlos Henrique Geraldo, atrela esta demanda à necessidade de capacitação periódica e obrigatória para professores e funcionários de estabelecimentos públicos e privados de educação básica e centros de recreação infantil, já que a maior parte do público faz parte neste nicho profissional, apesar de ser aberto para todos.
No campo, ele também se faz necessário para os produtores e trabalhadores. “As propriedades rurais geralmente são muito afastadas da cidade e qualquer unidade de saúde. Por isso, é importante capacitar e ter a noção para prestar atendimento a uma pessoa que passa mal, ou vítima acidentada, por exemplo”, explica Carlos.
Em 8 horas de capacitação, os alunos aprendem conceitos que os ajudam a realizarem procedimentos básicos como primeiros socorros, suporte básico de vida, controle de hemorragias, queimaduras, asfixia, desmaios e perda de consciência. Também ensina a lidar com intoxicações e envenenamentos, animais peçonhentos, objetos estranhos, lesões musculares, lesões ósseas e articular, aplicação de torniquetes e remoção do acidentado.
No mês de abril, o curso vai ser oferecido em 12 cidades do estado, entre elas Chapadão do Sul, Selvíria, Deodápolis e Anastácio. Para participar, basta procurar o Sindicato Rural do município. A lista completa, você pode conferir em senarms.org.br/cursos.
Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Julia Nogueira *com supervisão de Camilla Jovê.