As vagas para as raças brahman, guzerá, nelore, nelore pelagens e tabapuã estão esgotadas. ExpoZebu acontece de 27 de abril a 5 de maio
A 89ª edição da ExpoZebu já registra mais de 2 mil animais confirmados após apenas 10 dias de inscrições. A feira, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), acontece de 27 de abril a 5 de maio em Uberaba (MG).
As vagas para as raças brahman, guzerá, nelore, nelore pelagens e tabapuã estão esgotadas.
Nestes casos, os criadores devem enviar um e-mail para [email protected] solicitando inclusão na lista de espera por desistências.
Para outras raças, as inscrições seguem em ritmo acelerado.
“Diante da alta procura dos criadores, iremos reabrir o Pavilhão Multiuso para acomodar animais durante a ExpoZebu, algo que não acontecia há mais de 10 anos. Serão 460 argolas a mais, ampliando a capacidade do Parque Fernando Costa para receber quase 2.500 animais”, destaca o gerente de exposições da ABCZ, Rodrigo Abdanur.
Expositores que desejam garantir sua vaga na feira com desconto têm até 29 de fevereiro para se inscreverem. O valor varia de acordo com a data de inscrição e se o expositor é associado ou não.
O prazo para escolher os pavilhões também é até 29 de fevereiro. Ao inscrever os animais até essa data, os criadores podem escolher o pavilhão conforme a setorização das raças no Parque Fernando Costa. Inscrições feitas após essa data terão o alojamento dos animais organizados exclusivamente pela ABCZ.
A inscrição só é confirmada após o pagamento. Além disso, o número de inscrições pagas não determina automaticamente o número de argolas disponíveis. A decisão de permitir mais de um animal por argola é feita pela ABCZ de acordo com a demanda.
Jurados
Para as raças gir dupla aptidão, gir leiteiro, nelore, nelore mocho, nelore pelagens, sindi e tabapuã, os julgamentos serão realizados por um jurado titular e um assistente, ambos efetivos e pertencentes ao CJRZ.
Os jurados titulares serão definidos por sorteio, no dia 2 de abril, entre os três jurados mais indicados pelos expositores, seguindo o ordenamento das raças de forma decrescente em função do número de animais inscritos.
Para ordenamento das raças, será considerado o número de inscrições pagas até o dia 1º de abril.
No caso das raças brahman e indubrasil, não haverá indicações. Serão convidados jurados estrangeiros, escolhidos de comum acordo entre o CJRZ e a respectiva associação promocional da raça. Para a raça guzerá e guzerá leiteiro, os jurados serão definidos.
Os trabalhos de julgamento dos grupos brahman e brahman a campo serão realizados pelo mesmo jurado.
Fonte: Canal Rural
(Foto: ABCZ)