A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – Iagro, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – Semadesc, laçou o aplicativo para smartphone Passaporte Digital Equestre, instrumento que tem como objetivo simplificar o transporte de cavalos no Estado. O novo sistema foi divulgado durante a 83ª Expogrande, feira agropecuária realizada em Campo Grande, no estande do Governo do Estado, com as presenças do governador Eduardo Riedel e do secretário Jaime Verruck, da Semadesc.
Com a iniciativa, os praticantes de esportes equestres, como hipismo e laço comprido, terão uma forma mais fácil de locomover seus animais para competições em diferentes cidades. Antes, para transportar os equinos, era preciso ter em mãos diversas documentações impressas, incluindo a Guia de Transporte Animal (GTA), resenha e exame negativo de mormo. Com o aplicativo Iagro Transportador, mantido pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul, todas essas informações estarão disponíveis em um só lugar.
“No aplicativo o produtor e o transportador vão poder baixar toda a ficha do animal, tendo disponível a resenha virtual, o GTA digital e os exames que são necessários. Tudo digital”, explicou o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.
A medida faz parte da meta da gestão em reduzir a burocracia e tornar os serviços digitais. Com a novidade em fase de testes, o transportador interessado em adquirir o passaporte digital deve baixar o aplicativo e realizar os procedimentos necessários. O Governo do Estado espera que o uso do passaporte digital otimize o transporte de cavalos, além de torná-lo mais simples e seguro, reduzindo custos e colaborando com o controle sanitário.
Texto: Iza Olmos, assessoria Iagro
Fotos: Mairinco de Pauda/Semadesc
Publicado por: João Prestes