Médico veterinário alerta produtores rurais sobre calendário vacinal de bovinos e bubalinos

• por

O Ministério da Agricultura publicou em abril de 2023 a portaria nº 574, que proibiu o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul e demais estados pertencentes ao Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA). No entanto, profissionais da área de saúde animal alertam que a retirada da vacina contra febre aftosa enfraqueceu os cuidados com o calendário vacinal de bovinos e bubalinos, que é composto por vários imunizantes que garantem o controle sanitário no estado.

“Percebemos que, com a retirada da vacina contra febre aftosa, os produtores deixaram de fazer a aplicação de outros imunizantes, como as vacinas contra clostridioses e raiva, por exemplo. Além disso, outros manejos essenciais, como a vermifugação estratégica, também não estão sendo feitos. Isso enfraquece nossa barreira sanitária”, alerta o médico veterinário e diretor do Sindicato Rural de Bela Vista, Marcelo Loureiro de Almeida.

Para Loureiro, a presença de um profissional de saúde animal nas propriedades rurais é importante para que o calendário profilático e outros manejos referente aos rebanhos sejam realizados corretamente, evitando problemas futuros, como a mortalidade de animais causada por doenças endêmicas. “Temos que lembrar que o diagnóstico positivo de determinada doença resulta em prejuízo para o proprietário e os demais produtores da região, não é um prejuízo isolado”, destaca.

Existem vacinas para a maioria das principais doenças que atingem bovinos e bubalinos, destacam-se os imunizantes contra raiva, clostridioses, brucelose, leptospirose e febre aftosa, este último suspenso em alguns estados devido às ações do PNEFA.

Lembrando que o produtor é responsável por garantir a vacinação do rebanho e pode responder em caso de omissão.

PNEFA – O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Com informações do Sindicato Rural de Bela Vista

Marcelo Loureiro de Almeida é médico veterinário e diretor do Sindicato Rural de Bela Vista/MS.