Na próxima segunda-feira (10), o Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) apresenta um panorama do andamento e desenvolvimento dos projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica apoiados pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) e que buscam novas tecnologias visando gerar base gerencial e metodológica para uma economia de baixo carbono em território sul-mato-grossense.
A série de apresentações será realizada das 13h às 17h30 no auditório do Bioparque Pantanal, no Primeiro Seminário de Avaliação dos 19 projetos de pesquisa aprovados na chamada Fundect n° 18/2021 – MS Carbono Neutro. As pesquisas são realizadas por sete instituições sul-mato-grossenses: UFGD, UFMS, UEMS, Uniderp, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste e Instituto Senai de Inovação em Biomassa e envolvem pesquisadores dos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Mundo Novo e Chapadão do Sul.
Os eixos temáticos dos projetos de pesquisa da chamada MS Carbono Neutro envolvem Produção Sustentável, Biodiversidade, Energias Renováveis, Biotecnologia e Bioeconomia, com pesquisadores nas áreas de GeoCiências, Agronomia, Zootecnia, Economia, Recursos Pesqueiros, Engenharia Sanitária, Engenharia Química, Química, Administração e Engenharia Agrícola.
“Esse edital foi aberto no final de 2021 e assinamos os termos de outorga no primeiro semestre de 2022. O Governo do Estado investiu inicialmente R$ 4 milhões em recursos próprios e dobrou esse valor, chegando aos R$ 8 milhões, para contemplarmos um número maior de pesquisas. Com isso, saímos na frente na busca do desenvolvimento sustentável e na meta de tornar Mato Grosso do Sul estado de carbono neutro até 2030. Agora, teremos um panorama de como está o desenvolvimento desses projetos”, comenta Jaime Verruck.
O evento contará com a presença dos pesquisadores e coordenadores dos projetos de pesquisa e é aberto a todo o público interessado. Confira a programação completa no folder neste link.
Publicado por: Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semadesc