Programa do Senar/MS incentiva o empreendedorismo feminino no campo

• por

Mulheres em Campo pretende capacitar 250 mulheres empreendedoras em 2023

É através do conhecimento que centenas de mulheres têm a vida transformada com o Senar/MS. Em encontros realizados semanalmente, elas conseguem se aperfeiçoar para buscar uma renda que auxilie a família no campo. Um público que tem contribuído para o agronegócio de Mato Grosso do Sul.

Para 2023, a expectativa é de que mais de 250 mulheres participem do programa Mulheres em Campo, uma parceria entre Senar/MS e sindicatos rurais. O programa existe desde 2017, mas em 2023 ganhou um novo olhar.

Você vai conhecer agora, vidas transformadas através do programa Mulheres em Campo.

YouTube player

Rosângela Aparecida sempre viveu no campo. Atualmente, é produtora de gado leiteiro no Assentamento Uirapuru, em Nioaque, e tem melhorado as produções no sítio através dos cursos do Senar/MS. Neste ano, agregou mais renda à família empreendendo na alimentação.

“Além de receber a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, também participo dos cursos e programas, como o programa Mulheres em Campo. Foi muito produtivo, não imaginava que aprenderia tudo que aprendi. Hoje, tenho a venda de açaí e espetinhos como renda”, conta a produtora rural.

“A gente aprendeu a comprar, vender, calcular… coisas que um empresário tem que saber fazer. E isso nos deixa mais empoderadas. Temos o conhecimento necessário para tomar conta do nosso negócio”, conclui.

Viajando por Mato Grosso do Sul é possível encontrar várias histórias de perseverança nos negócios como a da Rosângela. Grávida do segundo filho, a Luciene também sabe o que quer. Enquanto o marido trabalha no campo, ela faz bolos. Confeiteira de mão cheia, falhava na hora de administrar seu negócio, mas agora é diferente.

“Eu sei administrar tudo para não ter prejuízo. Quando eu não tinha passado por essa capacitação, eu pagava para trabalhar, porque não via o lucro. Hoje, com o Mulheres em Campo, aprendi a tomar conta do meu negócio. Era o que faltava para mim”, conta Luciene Pacheco.

O Programa Especial Mulheres em Campo foi desenvolvido pelo Senar em 2017. Tem o objetivo de desenvolver competências de empreendedorismo e gestão, ampliando o protagonismo feminino na administração da propriedade e dos negócios rurais. As participantes também trabalham o desenvolvimento pessoal e recebem orientações para desenvolver potenciais, planejar e transformar atividades em negócios.

Ao todo, são cinco encontros em cada município, sendo um por semana. Para participar é preciso ter mais de 16 anos e ter completado no mínimo até o 5º ano do ensino fundamental.

“Os encontros trabalham dinâmicas, debates, atividades em grupo e a realização de feiras. Com isso, a mulher consegue perceber quais são as oportunidades de negócio que ela tem dentro da sua atividade produtiva, que muitas vezes, estava imperceptível. Ou seja, vai abrir o campo de visão para essas oportunidades e vai ter a condição de transformar aquilo em um negócio, em algo produtivo para ela e para sua família”, explica Katiúscia Nasu, analista educacional do Senar/MS que está a frente do programa.

Jaqueline Ramalho tem apenas 22 anos e é uma das caçulas do programa no estado. Moradora do município de Fátima do Sul, cresceu acompanhando e ajudando os pais no sítio onde vive. Escolheu a produção de hortaliças.

“Meu sonho é ser uma grande empreendedora de hortaliças. Eu mesma fiz uma horta aqui no quintal, com o aprendizado que tive através do Senar/MS, já colhi e comercializei.”, conta a jovem produtora.

“Ver o que outras mulheres já enfrentaram e mesmo assim estão ali, em busca de uma vida melhor, foi essencial para mim. Me fortaleci e tive ainda mais certeza do que eu quero e de que tenho capacidade para isso. Estou muito feliz com o resultado, com o que aprendi e com quem conheci”, continua.

O Senar/MS oferece vários outros cursos e programas para a população do campo, além da Assistência Técnica e Gerencial nas propriedades. Procure o Sindicato Rural do seu município para mais informações. Os serviços oferecidos são totalmente gratuitos.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Michelle Machado