Seja/MS capacita jovens para a primeira oportunidade no mercado de trabalho

Programa do Senar/MS tem como objetivo incluir, capacitar e promover o desenvolvimento daqueles que estão começando a carreira profissional

O primeiro emprego e o desejo de melhores oportunidades no mercado de trabalho foram os combustíveis que fizeram a Estela se mudar para a cidade de Sonora. Após a contratação em uma usina de açúcar, etanol e energia, a jovem participou do Programa Seja do Senar/MS, o que trouxe mais segurança e capacitação para os novos desafios. É essa a história que vamos acompanhar no #TransformandoVidas desta sexta-feira (15).

Sempre antenada com as redes sociais, a Estela acompanhava as postagens do Senar/MS e de empresas que ofereciam vagas de emprego. Em 2021, participou de um processo seletivo para ingressar como Jovem Aprendiz na usina localizada em Sonora. Durante a experiência participou do Seja, que trouxe os conhecimentos necessários para a primeira oportunidade profissional.

“Me mudei para cá com objetivo de conseguir evoluir, buscar novos projetos. O Senar/MS eu já tinha visto em algumas palestras, já sabia dos projetos que eles tinham e fiquei sabendo das vagas por conta da usina também. Foi quando eu decidi que deveria tentar e buscar a minha vaga de emprego”, conta Estela.

A colaboração rende frutos para o colaborador e para a empresa. Quem participa do Seja tem grandes chances de estar e estimulados a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética.

“É muito importante essa parceria porque são alguns jovens que nunca trabalharam. Então a gente, tanto nas atividades, quanto na capacitação temos o objetivo de formar um bom profissional”, explica Daniele Dumitru, analista líder de administração de pessoal da usina.

Após a participação no Seja e a atuação no Jovem Aprendiz, Estela foi contratada pela usina. Aos 20 anos, já foi promovida e hoje tem a certeza de que toda dedicação valeu a pena.

“Eu entrei como porteira industrial na área da indústria, fiquei lá alguns meses e logo eu vim para o escritório no departamento pessoal como assistente de administração de pessoal. Mês que vem faço um ano nessa nova função e estou adorando, está sendo muito bom para mim”, relata Estela.

O Programa – Podem participar do Programa de Aprendizagem do Senar/MS, jovens com idade entre 18 anos completos e 24 anos incompletos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio. É dada preferência aos jovens de baixa renda e de famílias de trabalhador ou produtor rural.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – José Pereira