Não há previsão de chuvas para os próximos 10 dias em Mato Grosso do Sul, conforme Boletim Meteorológico elaborado pelos técnicos do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). O tempo seco se deve à atuação de uma massa de ar quente que encobre toda região central do Brasil. Com isso, a última semana de junho – que marca também o início oficial do Inverno no Hemisfério Sul – será sem chuvas.
As temperaturas terão grande variação entre as mínimas e máximas, outra característica dessa estação do ano. Enquanto na região Oeste a máxima pode atingir 33 graus Celsius, no Sul a mínima estará em 10°C. Em Campo Grande a mínima ficará entre 15°C e 18°C e a máxima acima de 30°C. Já os índices de umidade relativa do ar serão baixos, entre 20% e 40%, o que exige alguns cuidados com a Saúde, como não praticar exercícios ao ar livre e ingerir bastante líquido.
As chuvas só devem retornar na segunda semana de julho, ainda assim com baixa intensidade e apenas na região Sul. As condições climáticas estão sob efeito do fenômeno El Niño, que provoca alterações no regime de chuvas, temperatura e umidade do ar no mundo todo.
Publicado por: João Prestes