Vacinação contra aftosa começou nesta segunda-feira

Começou nesta segunda-feira (02.05), a vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Na região da Zona de Alta Vigilância (ZAV) e no Planalto deverá ocorrer entre o dia 2 e 31 de maio. Já no Pantanal, a imunização será realizada de 2 de maio a 15 de junho.

Na etapa desse mês da vacinação contra a febre aftosa, todo o rebanho localizado no Planalto e na ZAV de Mato Grosso do Sul deverá estar imunizado. A norma foi estabelecida pela portaria 2.263 da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) publicada dia 18 de abril, no diário oficial. A vacinação abrange todo o rebanho e não somente os animais que possuem de 0 a 24 meses como ocorria anteriormente. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), faz um alerta para que os pecuaristas não deixem de imunizar o seu rebanho.

Para os animais que pertencem ao Pantanal, não houve mudança. Os pecuaristas desta região que optaram por vacinar em maio deverão continuar imunizando todo o rebanho.

Cadastro único

Conforme o decreto estadual nº 13.150, de 14 de abril de 2011, após a vacinação e contagem do rebanho, será obrigatória a apresentação da Declaração de Estoque efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos existentes no estabelecimento na data da vacinação. Para preencher a declaração o produtor deverá acessar a internet no endereço www.fazenda.ms.gov.br, imprimir duas vias, assinar, reconhecer firma e entregar juntamente com o comprovante de vacinação (CT-13) em qualquer AGENFA. A medida tem o objetivo de unificar as informações da administração pública (IAGRO e SEFAZ) sobre o rebanho bovino e bubalino existente em cada propriedade.

Fonte: Sato Comunicação