Campo Grande sedia 1ª Audiência Pública sobre Resíduos Sólidos

Campo Grande sedia a 1ª Audiência Pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Região Centro-Oeste. Representantes dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal estão na Capital hoje e amanhã (13 e 14) para darem início às discussões em torno do PMRS que norteará as futuras ações com relação ao lixo produzido no País.

O evento é organizado pelo Ministério do Meio Ambiente em e o governo do Estado por meio das Secretarias de Estado de Habitação e das Cidades (Sehac) e do Meio Ambiente, Planejamento, e da Ciência e Tecnologia (Semac), com o apoio de diversos parceiros.

O secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, apresentou a programação do evento durante reunião conjunta entre o Conselho Estadual das Cidades (CEC/MS) e Conselho Estadual de Controle Ambiental (Ceca/MS), realizada durante essa semana na Assembleia Legislativa.

Tratar o lixo é questão primordial para a sobrevivência humana. Nossos pais já diziam que precisávamos preservar o meio ambiente, mas atualmente vemos que a degradação dele traz grandes tragédias e quem acaba sofrendo as consequências somos nós mesmos. Temos que dar a destinação correta para os resíduos, e digo mais, temos que capacitar e oferecer os mecanismos para que isso seja possível. A audiência servirá como uma norteadora das ações que devem ser implantadas em todo o nosso País”, ressaltou Marun.

Na abertura do evento será apresentada a Proposta Preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O evento contará com a distribuição dos participantes em grupo para a discussão de estratégias gerais do PNRS, bem como as diretrizes e metas, tais como: Educação Ambiental, Logística, Reserva e Instrumentos Econômicos.

Entre os tópicos discutidos estarão: Resíduos Sólidos e a Inclusão dos Catadores de Materiais Recicláveis; Resíduos de Serviços de Saúde, Portos, Aeroportos e Terminais Rodoviários, Resíduos Industriais, Resíduos de Mineração, Resíduos Agrossilvopastoris e Resíduos da Construção Civil.

A abertura da 1ª Audiência Pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos acontecerá dia 13 de setembro às 8 horas no Yotedy, localizado na rua Antônio Maria Coelho, 6.200 – Parque das Nações Indígenas.

Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente haverá outras quatro audiências nas demais regiões brasileiras para que todos os Estados e municípios possam contribuir com o fechamento do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Fonte: Agência Estadual de Notícias