A dessecação da soja tem que ser feita no momento correto

• por

AgrolinkLeonardo Gottems

A safra de soja de 2023/2024 no Brasil está sendo impactada por condições climáticas adversas em diferentes regiões. O excesso de chuvas no Sul, chuvas irregulares no Centro-Oeste e tempo seco no Norte e Nordeste estão causando atrasos no plantio. As altas temperaturas em todo o país também contribuem para a perda de potencial produtivo da cultura da soja.

Além disso, o atraso na janela de plantio da soja pode prejudicar a segunda safra do milho (“safrinha”), aumentando os riscos climáticos. Segundo a Conab, a produção total de milho na safra 23/24 é estimada em 117,6 milhões de toneladas, representando uma redução de 10,9% em relação ao ciclo anterior. Para minimizar o atraso, os agricultores podem considerar a dessecação da soja, mas esse processo requer cuidados especiais.

“No processo de dessecação, é possível ganhar cerca de cinco a sete dias para antecipar o plantio do milho. Isso já é normal na rotina do agricultor do Cerrado. Contudo, nesses momentos mais críticos, muitos deles antecipam demais essa dessecação e, com isso, acabam reduzindo o potencial da soja. Portanto, é fundamental fazer a dessecação no momento correto, em geral no estádio fenológico R7.3”, alerta Marcelo José Batistela, responsável pela área de Desenvolvimento de Produto da Caraíba Genética e Sementes.

A empresa Caraíba, especializada em inovação e tecnologia agrícola, destaca-se pelo melhoramento genético de soja e milho. Seu portfólio abrange diversas biotecnologias, proporcionando aos agricultores meios para otimizar a produtividade. O aconselhamento da empresa inclui a importância da escolha de variedades de soja com diferentes grupos de maturidade, permitindo ao agricultor realizar um plantio e colheita escalonados, alinhados ao planejamento da propriedade, como observado por Batistela, representante da empresa.

“Dentro de uma propriedade, é importante o agricultor escolher cultivares de soja com diferentes grupos de maturidade, para escalonar o plantio e, automaticamente, colheita, permitindo que esta operação e a implementação da cultura subsequente sejam feitas dentro do planejado”, comenta Batistela.