Expobel 2015: Produtores reivindicam e Reinaldo Azambuja assume compromissos
A abertura da 44ª Expobel foi marcada por reivindicações da classe produtora e por compromissos assumidos pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A cerimônia aconteceu na sexta-feira (17), no Parque de Exposições Rio Apa, em Bela Vista-MS.
Em seu discurso, o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Marcelo Loureiro de Almeida, mencionou o descaso do ex-governador do Estado André Puccinelli com a região. Segundo ele, as rodovias estaduais por onde escoa a produção do município ficaram abandonadas, sem manutenção, e os produtores consertavam as estradas com recursos e equipamentos próprios.
Para Marcelo Loureiro, a região só não foi esquecida totalmente pelo ex-governador porque sua administração deixou a “herança” do chip eletrônico, um sistema que monitora a saúde e o trânsito de animais no estado. O chip eletrônico é uma medida obrigatória que deve ser implantada nos 13 municípios que fazem parte da Zona de Alta Vigilância (ZAV), com vacinação. “O chip é um sistema que não funciona e foi elaborado sem a participação dos produtores e entidades representativas. Esse é o Aquário do Pantanal da fronteira, um verdadeiro abacaxi. Nós, de Bela Vista, estamos resistentes à adoção do sistema eletrônico, uma vez que este vem causando grandes transtornos nos municípios onde foi implantado.”
Além disso, Marcelo Loureiro destacou a importância das feiras agropecuárias para a economia do estado e falou das dificuldades que os sindicatos rurais têm em promover esse tipo de evento. O presidente propôs a criação da Comissão Estadual de Feiras Agropecuárias e Esportes do Meio Rural (rodeios e laçadas). “Com a Comissão, estaremos organizados e respaldados de argumentos para reivindicarmos aos poderes públicos a viabilização de recursos aos sindicatos rurais para a promoção de feiras, exposições, laçadas e rodeios. Essa é uma pauta que precisa ser amadurecida e discutida.”
O governador Reinaldo Azambuja, que prestigiou o evento e inaugurou obras urbanas no município, assumiu o compromisso de atender as reivindicações dos produtores e falou das ações do governo específicas para o setor rural. “A redução do ICMS do diesel para 12% é uma das medidas do nosso governo voltada para o setor produtivo. Vai beneficiar não só o segmento rural, mas o setor de transporte, indústria e comércio.”
De acordo com Azambuja, o Estado assinou 17 contratos com empresas terceirizadas que farão a recuperação das rodovias estaduais, pavimentadas e não pavimentadas. “Estamos reestruturando a Agesul [Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos] para que ela possa ser parceira das prefeituras no que se refere à manutenção das estradas vicinais.”
Sobre a ZAV, o governo vai apresentar nova proposta voltada para os 13 municípios que fazem parte da ZAV. A proposta já foi aprovada pelo Mapa [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] e vai ser discutida com classe. “O governo faz sua parte. Entretanto, é preciso que os produtores ajudem a coibir o contrabando de gado na região de fronteira. Já estamos há 10 anos sem nenhum caso de febre aftosa, mas é preciso que o produtor tenha consciência e ajude a fortalecer a pecuária do Brasil.”
Reinaldo Azambuja fez um apelo no combate à corrupção. “A sociedade precisa ajudar a fiscalizar os recursos públicos. Precisamos acabar com esse mal que está acabando com o país.”
O governo do Estado deve lançar este ano, o portal da transparência e um programa de recuperação de pastagens. “Nossa política é gastar menos com o governo e investir mais na população”, disse.
Além do governador Reinaldo Azambuja, estiveram presentes o deputado estadual Felipe Orro (PDT); o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o presidente da Famasul, Nilton Pickler e o presidente eleito da Famasul, Maurício Saito.
A Expobel 2015 vai até o dia 26 de julho e tem variada programação de shows, leilões, julgamento de raças, rodeio e bailes. O Sindicato Rural de Bela Vista, organizador do evento, estima receber 70 mil visitantes durante os 10 dias de exposição.
No próximo sábado (25), a dupla Gilson & Júnior marca presença na feira agropecuária.
Localização
Bela Vista está localizada ao norte do rio Apa, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 316 km da capital do estado e na fronteira entre Brasil e Paraguai, tendo como cidade irmã Bella Vista Norte (PY). Os municípios de Jardim, Caracol e Antônio João fazem limite com Bela Vista.
O município tem população estimada em 24 mil habitantes. Sua economia está baseada na pecuária, no cultivo de algumas lavouras e no comércio local. De acordo com dados do Sindicato Rural, a região tem 405 mil cabeças de gado e produz 200 mil toneladas de grãos anualmente.
Informações pelo telefone (67) 3439-1460. A programação da Expobel está disponível no site: www.sindicatoruraldebelavista.com.br
Escrito por: Laura Samudio Chudecki
Foto: Hermelindo Mendonça