Polícia Militar realiza Operação Carcará I em Bela Vista/MS

Bela Vista (MS) – De 18 a 23 de março, a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu) com o apoio do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Grupamento de Policiamento Aéreo (GPA) do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) e do Serviço de Inteligência, realiza a Operação Carcará I, no município de Bela Vista/MS. A operação foi planejada pelo Comando de Policiamento Rural da PMMS com o propósito de coibir práticas delituosas nas áreas rurais, sobretudo o crime de abigeato (furto de gado). A intensificação do policiamento vai permanecer em Bela Vista e região durante 90 dias, com constante monitoramento e troca de informações com os produtores rurais.

A ação atende pedido do Sindicato Rural de Bela Vista que recorreu a segurança pública estadual devido aos constantes casos de furto de gado no município, que vêm causando prejuízos e importunação aos produtores rurais.

A primeira fase da Operação tem como principal objetivo o combate ao abigeato e intensificação do policiamento com ações de caráter preventivo. Várias equipes estão atuando em áreas rurais do estado com o apoio de outras unidades da Polícia Militar.

Resultado – Esta fase da operação já resultou em 25 cabeças de gado recuperadas; 2 autores de abigeato presos; 10 armas de fogo apreendidas; prisão de 3 foragidos da justiça; 1 carreta recuperada, que havia sido roubada no Estado de Goiás; 1 caminhonete furtada recuperada; prisão de um traficante de drogas e apreensão de produto ilícito; e um total de 10 pessoas presas. Além disso, nenhum crime de abigeato foi registrado essa semana em Bela Vista, o que comprova a eficiência do trabalho integrado do Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu)

Novas edições da Operação Carcará serão realizadas na região sul do Estado e no Pantanal, com protocolos direcionados às características de cada localidade.

Programa Campo Mais Seguro – O BPMRu faz parte do Programa Campo Mais Seguro do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, criado para atender de forma especializada a população das áreas rurais, permitindo a padronização e a efetividade de ações em todo o território estadual. Dentre as premissas do Programa estão a troca constante de informações entre a polícia e a população rural, por meio da rede de vizinhos em alerta, bem como a visita técnica e o monitoramento das propriedades rurais.

Durante a execução das atividades preventivas, a equipe policial identifica os pontos vulneráveis, indicando soluções e dicas de segurança à população, com a finalidade de prevenir crimes. Na sequência, a propriedade rural passa a fazer parte do sistema de monitoramento recebendo uma placa de identificação na porteira da fazenda, chácara ou sítio.

Uma vez a propriedade rural sendo parte do Programa Campo Mais Seguro, terá os dados cadastrados no sistema de georreferenciamento com quantidade e nomes dos funcionários, marcas de implementos agrícolas, telefone de contato, dentre outras diversas informações importantes para a Polícia Militar no desenvolvimento do policiamento rural e eventual acionamento emergencial.

Participe do Programa Campo Mais Seguro – Em Mato Grosso do Sul, aproximadamente 9.866 propriedades rurais estão cadastradas. O produtor rural que deseja participar do programa deverá entrar em contato com o BPMRu e solicitar a visita técnica, por meio do telefone/WhatsApp: (67) 99202-1116.

O Disque 181 está disponível para denúncias, as quais podem ser anônimas.

Carcara – “Carcara I” faz referência a uma ave de rapina que se destaca pela agilidade nas caçadas e adaptabilidade aos diversos ambientes, símbolo de altivez e prontidão. O Batalhão de Polícia Militar Rural é uma Unidade Especializada da Polícia Militar que foi criada para atender as demandas do campo, atuando de forma técnica e direcionada para a realidade de cada macrorregião do Estado.

Com informações da Assessoria de Comunicação do BPMRu

Fotos: BPMRu