O Sistema de Monitoramento de Alertas de Desmatamento Ilegal em Mato Grosso do Sul, implementado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) neste ano, foi apresentado no primeiro dia do maior evento de Sistema de Informação Geográfica (GIS) do mundo, o ESRI User Conference 2023, evento que acontece entre os dias 10 e 14 de julho de 2023, em San Diego, na Califórnia (EUA) e que reúne as experiências dos usuários do ArcGIS, plataforma de mapeamento e análise desenvolvida pela ESRI, empresa americana especializada na produção de soluções para a área de informações geográficas.
A Codex, empresa que desenvolveu a plataforma customizada do Sistema de Monitoramento de Alertas de Desmatamento para o Imasul, é a representante da ESRI no Brasil e convidou o Instituto a participar da User Conference. “Na abertura do evento, o fundador e CEO da ESRI, Jack Dangermond, citou alguns dos usos do software que a empresa dele desenvolveu e o “Monitoring Deforestation and Alerting”, do Imasul, foi uma das experiências citadas”, comentou o diretor-presidente do Imasul, André Borges, que participa do evento.
O Sistema de Monitoramento de Alertas de Desmatamento Ilegal em Mato Grosso do Sul abrange os 357 mil quilômetros quadrados do Estado. Ele permite a atuação antecipada nas ações de desmatamento evitando maiores perdas. Além disso, com o Sistema, há uma redução de até 72% da análise manual de processos de desmatamento. “É uma decisão baseada em dados garantindo segurança técnica, jurídica e institucional e que utiliza dados oficiais em conformidade com Autos Autorizativos do Imasul”, finaliza André Borges.
Segundo a Codex, a plataforma de monitoramento do IMASUL, promove o controle e combate ao desmatamento e às queimadas na região, com uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos naturais. O sistema utiliza imagens de satélite e recursos da plataforma ArcGIS para solucionar um problema enfrentado pelo Instituto, que é o gerenciamento e acompanhamento de alertas de desmatamento, assim, está sendo aprimorado a tomada de decisão e fortalecendo a atuação das equipes de monitoramento.
“O Sistema de Desmatamento do Mato Grosso do Sul, referência nacional, e agora, internacional em monitoramento, é uma ferramenta indispensável para a preservação dos ilícitos ambientais e o desenvolvimento das políticas sustentáveis do estado. Em eventos de grande porte, como o Esri User Conference (UC), é de extrema importância reforçar como a Codex atua com soluções para o Monitoramento Ambiental e apoia o IMASUL por meio do desenvolvimento de sistemas e plataformas digitais”, destaca Venicios Santos, Diretor de Negócios da Codex.
O projeto é desenvolvido com a Codex, uma empresa EPN – ESRI Partner Network que atua com soluções para Monitoramento Ambiental e vem apoiando o IMASUL a implantar seus projetos de plataformas digitais.
Com informações e fotos da Codex.
Publicado por: Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semadesc